Smoothies: use a criatividade e abuse dos alimentos

23/03/15 | Compartilhar:

Para incentivar os hábitos alimentares, saudáveis, claro, que tal preparar sua própria comida? Assim você cuida da sua saúde e pode abusar da criatividade, usando as frutas, legumes e verduras da estação e também de sua preferência.

Selecionamos receita de smoothie, novo queridinho da alimentação saudável sendo um conceito inovador de alimento saudável à base de frutas frescas que proporcionam saúde, equilíbrio e bem-estar.

Os smoothies são preparados com 100% de frutas naturais batidas, geralmente se toma bem gelado, sem adição de água, e de açúcar, e por este motivo, são mais consistentes e mais saudáveis, sendo uma ótima alternativa para quem está de dieta, mas não abre mão de qualidade de vida e sabor. Refrescantes e bem docinhos, os smoothies são um ótimo jeito de matar a vontade de ingerir doce de uma forma saudável e sem escorregar na dieta. Com uma textura supercremosa, que lembra o milk-shake, sua composição se destaca pelo baixíssimo grau de gordura e a escolha dos ingredientes proporciona a bebida vitalidade, energia e previne o envelhecimento celular.

Mas como incluir esses vitaminados no seu dia a dia? Simples. Basta substituir os refrigerantes, sucos de caixinhas, achocolatados e até mesmo variar o suco verde ou o suco natural pelos os smoothies. Além de ser facilmente preparado, estará ingerindo saúde a sua rotina.

Um ponto positivo do smoothies comparado aos sucos naturais preparados em casa é que podemos utilizar frutas e verduras congeladas no seu preparo. Muitas vezes compramos mais frutas do que conseguimos consumir, os smoothies são perfeitos para aquela banana que esta ficando esquecida na fruteira, ela vai para o congelador e depois se transforma em um delicioso smoothies, fazendo uma economia e evitando o desperdício.

Pensando em trazer mais vitaminas e nutrientes para o smoothies, selecionamos os alimentos da safra do mês de março/abril, que quando colhido na época certa tem maior qualidade nutricional, mais sabor e menos agrotóxicos — afinal, ele possuí todas as condições climáticas e de solo a seu favor. Além da possibilidade de economia, já que  a maior oferta normalmente faz com que os produtos cheguem ao consumidor final por preços menores.

A combinação do caqui, manga palmer, maçã gala, limão, salsinha e hortelã ingredientes escolhidos para o nossa receita é capaz de fornecer de uma só vez nutrientes importantíssimos para o nosso dia a dia como ferro, vitamina C, ácido fólico, magnésio, fibras e antioxidantes, além de ser um grande aliado para quem quer emagrecer. Além disso, as folhas verdes – salsinha e hortelã – ajudam a eliminar toxinas do corpo, aumenta a nossa imunidade, retarda o envelhecimento, ajuda na digestão do nosso organismo, diminui a retenção de líquidos, além de ajudar na disposição física e mental do nosso corpo.

Receita de smoothie com maçã, manga palmer e hortelã

Smoothie de caqui, manga, maçã, limão, salsinha e hortelã

Ingredientes:

1 manga palmer

2 caquis bem maduros

1 maçã gala

Suco de ½ limão

½ molhe de Salsinha

8 folhas de Hortelã

Modo de preparo: Escolha as frutas bem maduras, higienize todos os alimentos e corte as frutas em pedaços. Coloque no liquidificador na seguinte ordem: manga, caquis, maçã, suco do limão, hortelã e a salsinha. Bata todos os alimentos e não coe nem adoce.

Dica: É um smoothie bem encorpado, que pode ser consumido como refeição no café da manha, no lanche da manhã ou no lanche da tarde. E se preferir devido a sua cremosidade pode ser consumido de colher. Nos dias mais quentes coloque por 30 minutos no congelador, para maior refrescância.

Por ser um smoothie rico em fibras (caqui e manga) ele não é facilmente oxidável, seus nutrientes são bem conservado em uma garrafa preferencialmente de aço inox ou de vidro. Sendo um lanche fácil de carregar na bolsa para o trabalho ou para antes da academia e atividade física, sem perda de nutrientes nem possibilidade de estragar.

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

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