Quanto mais colorido melhor

29/11/12 | Compartilhar:

blog_prato2

É verdade que “comemos com os olhos”. Uma refeição colorida chama mais atenção, além de ser também mais saudável e nutritiva.

Variedade é a palavra chave! Adquirimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores. São inúmeras as vantagens que uma dieta colorida pode oferecer, além da variedade de fibras, minerais, proteínas e vários nutrientes, também auxilia na percepção do momento de saciedade, ao prestar atenção no que está  saboreando a cada alimento fica mais fácil notar que se está saciado.

Não existe uma regra, porém, as cores dos vegetais trazem diferentes pigmentos importantes para a saúde, por exemplo, o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada e o licopeno, responsável pela cor avermelhada de algumas frutas e legumes, sendo que ambos possuem propriedades antioxidantes.

Podemos dividir os alimentos em grupo de cores como:

– Laranja: esse tom é dado aos alimentos desse grupo pelo betacaroteno, sendo um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e do cabelo, atuando também na visão e no metabolismo de gordura. Alimentos incluídos nesse grupo: Abóbora, damasco, cenoura, mamão, manga, milho.

– Vermelho: a cor vem do licopeno e entre as suas funções está o poder antioxidante que auxilia na prevenção do câncer e stress. Alimentos desse grupo: beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate.

– Verde: cor definida pelo pigmento clorofila que é considerado um possível energético celular, podendo auxiliar na oxigenação do cérebro. Alguns dos alimentos desse grupo: abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória,.

– Marrom: possuem grande quantidade de fibras em sua composição, e também grande variedade de vitaminas e minerais, fundamentais para manter o equilíbrio do organismo. Alimentos desse grupo: arroz integral, aveia integral, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, pão integral, soja, tamarindo, trigo.

– Preto: incluímos nesse grupo alimentos também de tonalidades roxas e azuladas que possuem a antocianina se trata de um pigmento ligado a vitamina B1 que é a grande responsável pela transformação de carboidratos e outros nutrientes em energia. Alguns alimentos: alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo.

A dica é comer diariamente uma refeição colorida oferecendo sempre uma grande variedade de nutrientes ao seu organismo, por isso dê preferência a folhas, verduras , legumes, buscando harmonizar a refeição, e não se esqueça de incluir as fontes de carboidrato e proteína, como carnes, arroz, batata.

Quer facilitar? Procure conhecer melhor o programa 5 ao dia cores no site da Hortifruti: https://institucional.hortifruti.com.br/5aodia/programa-5aodia-hortifruti.html

Ajude o seu corpo a se manter saudável!

Leticia Marini, Nutricionista Hortifruti.
NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia