O uso do alimento como remédio

08/11/21 | Compartilhar:

O consumo de vegetais pode reduzir o risco de declínio cognitivo

Você já teve a dúvida: será que funciona mesmo o uso do alimento como remédio? Um estudo publicado na Neurology, revista médica da Academia Americana de Neurologia, mostra que ao montar um prato mais colorido é possível, sim, proteger o cérebro.

O consumo de vegetais de diversas tonalidades parece reduzir o risco de declínio cognitivo com o passar do tempo. O responsável por isso são os flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ser encontrados em grandes quantidades em alguns alimentos. Eles se tornam mais potentes quando o seu consumo é realizado por meio de uma alimentação saudável e equilibrada.

A ingestão regular de alimentos ricos em flavonoides ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas e tem o poder de promover a saúde do cérebro em longo prazo, já que devido a sua atividade antioxidante, evita danos às células nervosas.

Os flavonoides podem ser encontrados em maior quantidade em vegetais, frutas e bebidas como, por exemplo: frutos secos, pimentão amarelo ou vermelho, chá verde, chá preto, café, suco de laranja, uva, açaí, framboesa, cebola, tomate, morango, maçã, couve, brócolis, chocolate amargo, entre outros.

Então, ao realizar mudanças simples na alimentação é possível, sim, prevenir o declínio cognitivo.

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Confira o nosso programa alimentar que consiste em ingerir cinco ou mais porções por dia de vegetais e frutas coloridas para uma vida mais saudável: https://www.5aodia.com.br/. A partir de agora, quando for montar o seu prato, que tal deixá-lo com alimentos de diversas cores? 

Receita: Muffin de vegetais

– Abobrinha – 1 xícara de chá

– Cenoura – 1/3 xícara de chá

– Couve-flor – 1/2 xícara de chá

– Cebola – 1 unidade

– Espinafre – 1/2 xícara de chá

– Grão-de-bico – 1/2 xícara de chá

– Aveia – 1/2 xícara de chá

– Clara de ovo – 2 unidades

– Ovo – 1 unidade

– Sal a gosto

Modo de preparo:

– Em um recipiente grande misture todos os legumes ralados.

– Acrescente a aveia, o ovo inteiro e as claras.

– Misture bem e tempere com sal a gosto.

– Coloque a mistura nas forminhas untadas com óleo.

– Leve para assar em forno pré-aquecido a 200° por 15 minutos.

– Desenforme e sirva ainda quente.

 

Fontes:https://cybercook.com.br/receitas/acompanhamentos/receita-de-muffin-de-vegetais-121267, https://saude.abril.com.br/alimentacao/montar-um-prato-mais-colorido-pode-proteger-o-cerebro-diz-estudo/

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