Explosão de sabores

18/10/17 | Compartilhar:

O uso de temperos naturais, especiarias e condimentos é muito antigo. Além de deixar as preparações mais saborosas, ainda oferece benefícios para a saúde por ser uma alternativa ao uso de temperos prontos, que apresentam alto teor de sódio e outros aditivos químicos, como realçadores de sabor e conservantes artificiais. O uso de temperos naturais também ajuda a reduzir o excesso de sal adicionado aos alimentos.

Existem diversas opções de condimentos e ervas para tempero que combinam com diferentes tipos de carnes, por isso, confira essas dicas para preparar seu tempero caseiro de acordo com cada preparação:

Para carnes vermelhas

As carnes podem ser temperadas com antecedência ou no momento do preparo, depende do tipo de carne e da receita. No caso de bifes, apenas 30 minutos antes é suficiente. De maneira geral, as carnes combinam com temperos mais fortes. Veja:

Curry: possui sabor marcante e picante. É feito com uma mistura de diversos temperos ricos em substâncias antioxidantes.

Noz-moscada: melhora a digestão dos alimentos.

Gengibre: tem ação anti-inflamatória natural.

Para frango

Para deixar a carne de frango mais saborosa, o ideal é que seja temperada com antecedência, no dia anterior do preparo ou no mínimo duas horas antes, mas quanto mais tempo, melhor. Para fazer um marinado, coloque o frango já limpo em uma tigela ou saco plástico próprio para alimentos. Em seguida, misture todos os temperos e mantenha na geladeira até o momento do preparo. Os temperos que mais combinam com frangos são:

Açafrão da terra: pode ser usado também no final da preparação, possui ação anti-inflamatória e hepatoprotetora.

Alho: tem ação antibiótica e anti-fúngica.

Tomilho: possui ação digestiva, além de ser fonte de nutrientes, como vitamina C.

Para peixes 

Por ter sabor suave, os peixes não precisam de grande quantidade de temperos, nem ficar marinando por muito tempo. O limão combina muito bem, mas deve ser usado apenas na hora do preparo ou de servir para não desmanchar as fibras do peixe. Veja quais são os melhores temperos:

Dill: rico em sais minerais, tem ação diurética e ajuda a reduzir o excesso de gases.

Mostarda: possui propriedades digestiva, antibacteriana e antioxidante.

Estragão: tem sabor delicado, estimula o apetite e ainda tem efeito diurético.

Para legumes

Os legumes são fontes de fibras e de nutrientes. Nem todos gostam desse grupo alimentar, mas ele deve fazer parte de uma alimentação variada. Para deixar as preparações com legumes mais gostosas, abuse dos temperos naturais para dar um sabor especial. Veja os principais:

Salsa (salsinha): é fonte de nutrientes, como betacaroteno e vitamina C.

Cebola: ação antioxidante, antiviral e digestiva.

Louro: estimula o apetite e ajuda na digestão.

 

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