Exercícios e alimentação: os aliados contra as doenças degenerativas

27/09/21 | Compartilhar:

Os melhores exercícios e alimentos para prevenir doenças

 

A atividade física pode ser uma parceira e tanto para a prevenção e o tratamento de doenças neurológicas como Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla e AVC.

 

Parkinson

A doença de Parkinson é caracterizada pela diminuição na produção de dopamina, um neurotransmissor que atua na coordenação dos movimentos. Os principais sintomas desta doença são: tremores, rigidez muscular, lentidão e falta de equilíbrio. Para ajudar o tônus muscular, o equilíbrio e a força, os exercícios indicados são a caminhada, a natação, o alongamento e a aula de ginástica. Importante lembrar que eles devem ser supervisionados por um profissional.

 

Alzheimer

Com a diminuição dos neurônios, o Alzheimer vai reduzindo as funções cerebrais, especialmente a memória, e afeta o humor do paciente. Uma boa pedida quando a doença ainda está em estágio leve é dançar fazendo movimentos livres para melhorar a flexibilidade; exercícios aeróbicos dentro da água para relaxar e caminhadas (sempre acompanhado) porque as chances de se perder andando sozinho é alta.

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Esclerose Múltipla

Esta doença autoimune atrapalha a comunicação entre os neurônios e o processo inflamatório pode atingir alguns pontos do sistema nervoso e trazer sintomas como: dores, fraqueza e espasmos musculares, fadiga, tontura e alterações do humor. O exercício mais indicado é o ioga, que pode ajudar a reduzir a fadiga e trazer força, flexibilidade e mobilidade.

 

AVC

O AVC acontece quando o sangue que vai para o cérebro é interrompido. O paciente pode ou não ter sequelas devido à falta de oxigênio e nutrientes em seus neurônios. O pilates é um bom exercício de reabilitação, uma vez que trabalha equilíbrio, tônus muscular, coordenação motora, postura e concentração, e a musculação é importante porque melhora a força muscular e a coordenação motora. Outro exercício indicado é o treino de força, como a musculação, que ajuda no tônus e na resistência muscular.

 

É possível também amenizar os efeitos da redução e deterioração de algumas funções cerebrais com cuidados na alimentação. Então, quais são os 6 melhores alimentos para blindar o cérebro contra doenças, retardar o envelhecimento e melhorar a memória?

 

  • Oleaginosas: possuem efeito anti-inflamatório para o cérebro.
  • Verduras e folhas verdes: fontes de vitamina E.
  • Peixe: possui Ômega 3, um ácido graxo que lubrifica o cérebro.
  • Chia e linhaça: também possuem Ômega 3.
  • Frutas vermelhas: possuem tanino que tem efeito neuroprotetor.

 

 

Fontes: Revista Veja Saúde e Jornal Gazeta do Povo 

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