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A importância do autocuidado na pandemia

08/06/21 | Compartilhar:

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Meditação e respiração consciente podem aliviar os sintomas de ansiedade e da depressão

No mundo agitado em que vivemos, cada vez mais é necessário fazer um esforço e encontrar

tempo na agenda e um espaço físico tranquilo para alcançar um pouco de paz e tranquilidade​

Em meio a tantas exigências com trabalho, família e amigos, a prática da meditação é

considerada uma atividade relaxante e indicada pela Organização Mundial de Saúde ( OMS),

já que o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, afetando 18,6 milhões de

brasileiros, e o quinto mais depressivo.

Por isso, vamos oferecer dicas de meditação com respiração para ajudar você a estar no momento

presenta, relaxar o corpo e a mente e recuperar um pouco da serenidade neste período desafiador de pandemia.

Abaixo as dicas do médico indiano Deepak Chopra:​

Respiração relaxante

A técnica é bem simples e consiste em inspirar contando até quatro e expirar contando até oito,  sem pausas entre puxar e soltar o ar. A sugestão de tempo é que seja feita por 5 minutos para que possa sentir os efeitos positivos de um estado de relaxamento.​

so-hum

 

Meditação So Hum

Uma das formas mais convencionais para meditar é usar um mantra. Sente-se e feche os olhos, respire fundo pelo nariz enquanto pensa na palavra So. Expire lentamente pensando na palavra Hum. Se a mente se desviar, volte e repita silenciosamente o mantra a cada inspiração e expiração.

inspiracao-expiracao

Inspiração e expiração

Sente em uma posição que se sinta confortável. Posicione a ponta do dedo indicador e do dedo do meio da mão direita no meio das sobrancelhas, o dedo anelar na narina esquerda, e o polegar na narina direita. Use o dedo anelar para abrir e fechar a narina esquerda, e o polegar para abrir e fechar a narina direita. Feche a narina direita com seu polegar e expire com calma pela narina esquerda. Troque de lado, inspire pela narina esquerda, pressione a narina esquerda com o dedo anelar e remova o polegar direito da narina direita para expirar. Siga fazendo o revezamento até que sinta que está eliminando a tensão física e mental.​

Vamos dar algumas dicas para vocês de alimentos que ajudam a relaxar

são calmantes e podem diminuir a ansiedade:

alimentos

 

 

Fonte: Torne-se jovem mais jovem, viva por mais tempo, Deepak Chopra M.D., Editora Rocco. ​

Fonte: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Alimentos-calmantes-controlam-a-ansiedade,-mas-%C3%A9-preciso-consumir-sempre.aspx

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