Alongamento é um excelente exercício para fortalecer a coluna

25/10/21 | Compartilhar:

Mexa-se sem sair de casa

 Em tempos de home office uma reclamação comum são as dores na coluna para aqueles que passam muito tempo sentados. A causa principal desta queixa foi a adaptação de improviso de escritórios domésticos que muitas pessoas tiveram que fazer.

Passar longos períodos sentado e em cadeiras que não são adequadas podem contribuir com a má postura, trazer maus hábitos e com eles as dores.

O alongamento é um exercício fácil de fazer e muito indicado para quem sofre com dores nas costas. Abaixo alguns exemplos que você pode fazer em casa:

  • Deite-se no chão com os joelhos dobrados, segure os joelhos, puxando-os em direção ao peito. Segure a posição durante 30 segundos. Este exercício ajuda a lombar.
  • Deite de costas com os joelhos dobrados e separados em uma distância equivalente à largura dos ombros e os pés apoiados no chão. Depois, coloque o tornozelo direito em cima do joelho esquerdo. Com as mãos fechadas e juntas, segure o joelho direito e puxe-o em direção ao ombro esquerdo. Segure a posição durante 30 segundos. Repita a mesma posição usando o outro lado.
  • A posição inicial deste exercício é igual à posição do alongamento anterior. Com os músculos das costas e os glúteos, levante os quadris, deixando os ombros no chão. Segure a posição por cinco segundos e retorne a posição original.

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Alimentos para fortalecer os ossos

Os alimentos ricos em cálcio ajudam a fortalecer os ossos e absorvem melhor a Vitamina D. São eles:

Leite

O consumo de leite e derivados como iogurte ou queijo, por exemplo, ajudam a deixar os ossos fortes, aumentam a resistência e mantem à saúde óssea, pois são uma importante fonte de cálcio e magnésio. As pessoas intolerantes à lactose ou veganas podem optar pelo tofu.

 

Ovo

O ovo é um alimento completo para manter e fortalecer os ossos saudáveis, pois é rico em cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D. O magnésio age convertendo a vitamina D na sua forma ativa, o que aumenta a ação desta vitamina, fazendo com que o cálcio e o fósforo sejam melhor absorvidos pelo intestino.

 

Salmão

O salmão é um peixe rico em ômega 3 e vitamina D que ajudam a aumentar a absorção do cálcio e fósforo pelo intestino, os minerais essenciais para aumentar a densidade óssea e fortalecer os ossos.

 

 

Fontes:

https://www.unimedpoa.com.br/blogviverbem/Paginas/Melhores-exerc%C3%ADcios-para-fortalecer-a-coluna.aspx

https://www.atletis.com.br/exercicios-para-coluna

https://www.tuasaude.com/3-alimentos-para-fortalecer-os-ossos/

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