Atletas, esta é para vocês

21/12/15 | Compartilhar:

Presente da Hortifruti para nossos atletas, em comemoração a data desses guerreiros: uma listinha com os frutas, legumes e verduras que não podem faltar na alimentação dos esportistas.

A alimentação é fundamental para o desempenho  atletas. Frutas, legumes e verduras são fontes de minerais que ajudam na contração muscular, controlam os batimentos cardíacos durante o exercício, transportam oxigênio para a musculatura, conduzem impulsos nervosos, modificam e regulam o metabolismo dos nutrientes, participam de processos de anabolismo e catabolismo dos tecidos e também são necessários para a formação dos ossos e dentes.

O ideal é consumirmos de 3 à 5 porções de frutas por dia. Adicionado à ingestão de leguminosas, verduras, laticínios, proteínas,  carboidratos. Mas e quanto ao atletas? Essa quantidade também vale?

Para um bom desempenho na pratica desportiva, os atletas devem consumir 3 frutas diferentes ao longo do dia, e não ao mesmo tempo, para absorver de maneira correta.  Antes do treino deve-se dar preferência às frutas de rápida absorção como banana, melancia e melão. Frutas ricas em fibras não devem ser consumidas antes do treino, pois podem causar desconforto gástrico e prejudicar a performance durante o treino.

E os legumes e as hortaliças?

A beterraba, não só deve ser a mais consumida, como é que traz mais benefícios aos atletas. O seu elevado teor de nitratos, uma molécula produzida no corpo humano em quantidades limitadas (como um subproduto de oxido nítrico), melhora a vasodilatação, produzindo uma diminuição da pressão sanguínea quando em repouso (benéfico para a saúde cardiovascular) e uma maior oxigenação dos músculos durante a corrida. Ao permitir que chegue uma maior quantidade oxigênio aos músculos, o consumo de beterraba (na realidade dos nitratos que contém) permite uma maior eficiência ao correr e prolonga o tempo de desgaste até ao ponto de exaustão.

As batatas contém uma boa quantidade de hidratos de carbono (aproximadamente 20g por cada 100g de batata); pelo que te ajudarão a repor as tuas reservas de glicogênio durante os treinos mais fortes. Além de hidratos de carbono, a batata pode ajudar a repor os dois principais eletrólitos que se perdem com a transpiração; o sódio e o potássio (bem como, outros minerais). Contém ainda, outros nutrientes importantes como: Vitaminas B6, C e antioxidantes.

O espinafre é outra grande verdura que todo o atleta deveria incluir na sua alimentação diária. O espinafre é outro alimento que contém nitratos (como a beterraba), pode também, ajudar-te a melhorar o teu rendimento desportivo. Contém uma grande quantidade de nutrientes importantes com altos níveis de vitamina K que ajudam a manter a tua saúde óssea, ferro, magnésio, cálcio e vitamina C.

A alface é uma verdura muito útil para um atleta que deseja perder peso, algo que muitos necessitam ou pretendem. A composição calórica da alface é mínima, mas contém boas quantidades de fibra (que ajudam a sentirmo-nos saciado). Os que poucos sabem, é que a alface tem propriedades anti-inflamatórias, podendo contribuir para reduzir o colesterol e ainda melhorar o sono. Se gostam de saladas, não deixes de acrescentar a alface.

Gostaram da listinha? Lembrando que os atletas devem variar bastante a alimentação e ingerir água e sucos da fruta! #diadoatleta #nahortifrutitem

 

 

 

 

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