Nós, brasileiros, consumimos mais que o triplo do sal do que deveria – são 12g ingeridas contra as 3g recomendadas diariamente pelo Instituto Nacional de Cardiologia. Isso acontece porque além do sal que acrescentamos à comida, ingerimos também diversos produtos industrializados que são ricos nesse ingrediente. O maior problema do consumo desenfreado é que o sal é a principal fonte de sódio, nutriente que em excesso traz um caminhão de males para a sua saúde. Hipertensão, retenção de líquidos, inchaço e cálculo renal fazem parte da lista.
A boa notícia é que é possível reduzir as quantidades de sódio em nosso corpo com mudanças na alimentação – não apenas cortando o sal e o sódio escondido dos alimentos, como também ingerindo nutrientes que favorecem sua excreção, diminuindo sua concentração no organismo. Consumir os alimentos abaixo é um ótimo inicio para uma alimentação em que se quer controlar a hipertensão.
– alimentos ricos em potássio como a banana, batata, peixes, abóbora e damascos secos são exemplos de alimentos que induz a eliminação do sódio pelos rins, diminuindo sua concentração em nosso corpo.
– água de coco: Além de atuar na redução dos níveis de colesterol, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, a água de coco é uma fonte natural de potássio e tem ação diurética, auxiliando duplamente a diminuir os níveis de sódio em nosso organismo.
– alimentos que hidratam: A ingestão de água pode se dar não apenas com os líquidos, mas também enriquecendo a dieta com frutas e legumes que possuem altas quantidades de água em sua composição, complementando a hidratação e auxiliando assim na eliminação de sódio pela urina. Melancia, abacaxi, melão e morango são exemplos de frutas com alto potencial de hidratação.
– Ômega 3: Esse nutriente é precursor da prostaglandina, substância que aumenta a excreção renal do sódio e melhora a vascularização. Peixes (salmão, atum e truta), linhaça, nozes, brócolis e feijão são algumas fontes desse nutriente.
O que cortar:
Excesso de sal, molho inglês, shoyu, ketchup, caldos de carne e legumes, alimentos industrializados com alto teor de sódio, embutidos, enlatados e bebidas alcoólicas.
Como reduzir o sódio:
A substituição do sal por temperos naturais é uma ótima substituição para uma melhor qualidade de vida. Além disso, a substituição ajuda a dar um sabor diferente aos pratos.
E como ingerir esses alimentos no nosso dia a dia? Elaboramos um cardápio como sugestão para aqueles que querem reduzir o teor de sódio ingerido na dieta. Uma sugestão é procurar a orientação e acompanhamento individualizado, com o acompanhamento nutricional com o profissional nutricionista.
Café da manhã
-1 copo de suco de agrião com laranja, salsa e mel.
– 2 fatias de pão integral com geleia de morango e requeijão light
– 1 xícara (chá) de café com leite
Lanche da manhã
1 banana picada com 1 colher rasa (sopa) de aveia
Almoço
– 1 filé de peixe grelhado
– 1 porção de arroz integral
– 2 inhames pequenos, regados com azeite
– 1/2 concha feijão sem salgar
– 1 prato (sobremesa) de cenoura ralada com beterraba temperada com vinagrete
Lanche
– 1 barra de cereal de frutas vermelhas
– 1 copo de água de coco
Jantar
– 1 pedaço de lasanha de berinjela recheada com soja, salpicada com queijo minas
– 1 copo de suco de uva light
Ceia
– 1 laranja com bagaço
Receitas:
Suco de Agrião com laranja, salsa e mel > misture 1 copo de suco de laranja, 1 xícara (chá) de folhas de agrião, 1 punhado de salsa, 1 colher (sopa) de mel. Liquidifique todos os ingredientes e sirva com pedras de gelo.
Lasanha de berinjela e soja
Ingredientes
. 4 berinjelas cartadas no comprimento
. 3 colheres (sopa) de azeite
Recheio
. 3 xícaras (chá) de água fervente
. 2 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja
. ½ colher (chá) de suco de limão
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 1 cebola média picada
. 2 alhos bem picados
. 1 lata de tomate pelado
. Orégano a gosto
Molho branco
. 4 colheres (sopa) de margarina
. ½ xícara (chá) de farinha de trigo
. 3 xícaras (chá) de leite
. Sal, noz-moscada ralada e pimenta a gosto
. Queijo parmesão ralado a gosto
Modo de preparo
Coloque a berinjela em uma tigela, em camadas, polvilhando com sal a gosto. Reserve por uma hora. Enxágue em água corrente e enxugue com papel-toalha. Ponha em assadeiras untadas com azeite e leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 30 minutos. Vire na metade do tempo.Reserve.
Recheio
Em outra panela ferva a água. Junte a soja e o suco. Mexa e reserve por uma hora. Escorra em uma peneira. Aqueça o óleo e doure levemente a cebola e o alho. Junte a soja e refogue por dois minutos. Adicione o tomate picado com o caldo da lata. Polvilhe o orégano e cozinhe por 15 minutos com a panela tampada. Retire do fogo e reserve.
Molho branco
Leve ao fogo a margarina com a farinha, mexendo por dois minutos. Junte o leite, aos poucos, misturando até obter um creme. Tempere com sal, a noz-moscada e pimenta. Reserve.
Montagem
Em um refratário, alterne camadas de berinjela, a soja refogada e o molho branco e finalize com o molho. Cubra com a mussarela ralada e leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 30 minutos. Sirva.
Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.