Ela agrada a muitos paladares, mas quando o assunto é dieta, na maioria das vezes a pizza não entra nesse cardápio. Como estamos sempre buscamos alternativas saudáveis para os pratos mais amados e consumidos, aí vai umas dicas para deixar sua pizza mais saudável, e você vai se surpreender com as receitas que levam legumes e verduras na massa, no lugar do trigo. Mas antes vamos conhecer um pouco sobre essa delicia.
A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do Sul da Itália, mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.
No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas e seus redutos. A partir daí elas se disseminaram por todo o país até se transformarem, nos dias atuais, num dos mais saborosos pratos de nossa culinária.
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho desde 1985, não que seja necessária uma única data para se deliciar com esse prato tão reconhecido por nós brasileiros. Melhor ainda se tivermos uma preparação saudável, feito com alimentos frescos e de qualidade, que encontramos nas lojas Hortifruti, por exemplo.
Imagine uma pizza saudável e ainda uma aliada da dieta? Selecionamos cinco receitas com ingredientes diferentes da tradicional, e que podem sim serem saborosas e mais leves para uma vida mais saudável e feliz.
Pizza de quinoa
Ingredientes:
¾ xícaras de quinoa, lavada e escorrida
¼ xícaras de água
½ colheres (chá) de sal
1 colheres (sopa) fermento em pó
1 colheres (sobremesa rasa) de azeite
Modo de preparo: lave a quinoa muito bem. Coloque-a em uma tigela e cubra com água (cerca de um centímetro acima).
Deixe a quinoa de molho durante a noite, por pelo menos oito horas. Preaqueça o forno a 200º C. Escorra e lave a quinoa, Coloque os grãos de quinoa lavada e escorrida em um processador de alimentos junto com a água , azeite, sal e fermento em pó. Processe a mistura por cerca de dois minutos até que esteja suave na consistência. Forre uma forma com papel manteiga ou alumínio. Despeje a massa na forma, alisando-a uniformemente. Asse a massa por 15 minutos. Vire com cuidado a massa, e asse por mais cinco minutos. Cubra a pizza com o que desejar. Asse novamente por mais 5 ou10 minutos, até que suas coberturas já tenham derretido.
Pizza de batata doce e couve
Ingredientes:
1 batata doce média, descascada e cortada em cubinhos
1 colhere (sopa) de óleo de oliva
1 pitada de pimenta vermelha em pó ou a de sua preferência
1 disco de massa de pizza de trigo integral
1 maço de couve, rasgado/picado em pedaços pequenos
1/4 xícaras de queijo cottage
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de nozes trituradas
Modo de preparo: aqueça o forno a 180°C. Ferva a água em uma panela grande. Cozinhe as batatas em água até ficarem macias, cerca de 7 a 10 minutos. Retire do fogo, escorra e deixe esfriar 5 minutos. Em um processador de alimentos, bata a batata, o azeite, pimenta e uma pitada de sal até que o molho fique homogêneo. Espalhe o molho de batata doce uniformemente sobre a massa de pizza integral. Sobre o molho, coloque a couve e cubra com os queijos chèvre (ou cottage) e parmesão. Asse até que a crosta doure, por cerca de 10 a 15 minutos, polvilhando com nozes nos últimos dois minutos.
Pizza sem farinha
Ingredientes:
1 1/2 xícara de farinha de aveia
1 copinho de iogurte natural desnatado
4 colheres (sopa) de creme de ricota
1 colheres (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo: separe os ingredientes da massa e coloque tudo num bowl e mexa bem com uma espátula. Em seguida misture tudo com as mãos até obter uma massa homogênea. A massa ficará macia e consistente. Em uma superfície lisa, abra a massa com um rolo, para deixá-la bem fininha. Deixe no formato da forma que você vai usar.Transfira a massa para a forma e leve ao forno quente por cerca de 12 minutos. Controle para não queimar. A massa vai ficar durinha, crocante e mais dourada. Depois é só rechear com o que você mais gosta. Nossa sugestão é usar molho de tomate, tomate em rodelas, manjericão, queijo minas padrão ralado e queijo tipo cottage, e voltar ao forno para derreter tudo!
Pizza no Pão Sírio com Frango e Rúcula
Ingredientes:
1 pão sírio integral ou massa de wrap
1 colher de molho de tomate
125 gramas de frango desfiado
1 punhado de rúcula
Tomate cereja ou comum para decorar
Modo de preparo: grelhe o frango sem utilizar óleo, tempere a gosto, desfie e reserve. Esquente o pão na frigideira rapidamente e monte as camadas: molho, rúcula, frango e tomates.
Pizza Margherita com massa de couve flor
Ingredientes:
1 couve-flor média (cerca de 750g )
1 xícara (chá)
de farinha de amêndoa
2 ovos
1 colher de chá de orégano seco
1 colher de chá de manjericão seco
Sal e pimenta do reino moída
Recheio:
4 colheres (sopa) de molho de tomate
3 ou 4 tomates cereja cortados
130 g de queijo muçarela ralado
Manjericão ou salsinha fresca picada
Pimenta-do-reino moída
Modo de preparo: passe a couve-flor num processador e depois amasse sobre um papel vegetal numa assadeira. Leve ao forno por cerca de 15 minutos a uma temperatura de 190ºC. Depois coe para tirar todo o líquido, vai sobrar apenas uma massinha. Adicione a amêndoa moída, o orégano, o manjericão, os ovos, o sal e a pimenta. Misture tudo com um garfo. Depois coloque o papel vegetal numa forma, coloque azeite sobre o papel, e espalhe a massa, cobrindo todo o fundo da forma. Leve ao forno por mais 15 minutos a uma temperatura de 240ºC. Monte a pizza com o molho, o queijo, os tomates, o manjericão e a pimenta e leve ao forno por mais 5 minutos.
Se ficar com dúvida, é só ver o vídeo: https://youtu.be/JWnEMhkxrR0
Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.