O natal está se aproximando e além dos presentes, uma das grandes preocupações é a ceia natalina, principalmente para quem iniciou uma reeducação alimentar ou não quer abusar nesta época do ano. A ceia de natal é um momento de confraternização e de muitas variedades, com preparações que podem ser substituídas ou reduzidas em calorias, açúcar e sódio, tornando-se mais saudáveis.
Geralmente os pratos principais como tender, chester, peru, pernil e bacalhau, são os mais procurados. Neste caso, é sugerido abrir mão do tender, que é um embutido com alto teor de conservantes e sódio, além do chester que sofre uma alimentação com grande quantidade de hormônios para que a ave atinja um peso maior e que é prejudicial à saúde.
As carnes brancas feitas assadas e sem pele devem ser a prioridade para quem procura manter uma alimentação equilibrada. No caso dos peixes, como o bacalhau, o ideal é dessalga-lo, e o preparar com legumes no vapor, para evitar as perdas, finalizando com azeite de oliva extra virgem, que é rico em ômega 3.
Já alguns tipos de suínos, como o pernil, por ser uma carne mais gordurosa, pode ser substituído pelo lombo, que é um corte magro, ou seja, com menos gordura e por esse motivo resseca facilmente, devendo ser regado com suco natural durante o seu cozimento. O ideal é sempre evitar as carnes que já tenham temperos prontos, pois estas contêm conservantes em sua grande maioria, que são o glutamato monossódico, o nitrato e o nitrito, além de outras substâncias que fazem mal à saúde. O preparo do tempero com ervas naturais (alecrim, orégano, louro, tomilho, cominho, noz-moscada, sálvia) e o mínimo de sal, irá garantir um alimento com sabor agradável e saudável.
E os acompanhamentos e sobremesas? Também é possível realizar ótimas substituições, vamos lá!
– Salpicão: Essa preparação da forma tradicional é mais calórica e gordurosa, levando maionese e batata palha, que podem ser facilmente retiradas e trocadas pelo requeijão light, creme de queijo light ou pelo iogurte natural.Podendo ser adicionadas castanhas ou nozes, conferindo crocância e sabor, além de fornecerem propriedades e gorduras benéficas ao organismo.
– Farofa: A farofa é outro item que não pode faltar na ceia, e pensando nisso, a farofa é muito bem vinda e pode ser preparada de forma saudável, com ingredientes integrais e menos calóricos. Utilizando aveia em flocos, frutas secas (damasco e figo), banana, castanhas, nozes e os ovos como fonte proteica.
– Rabanada: A rabanada é uma das sobremesas preferidas da mesa natalina, mas leva diversos ingredientes como, pão, açúcar, óleo e leite condensado, que juntos levam a uma grande quantidade de açúcares e gorduras no organismo. Para minimizar essa mistura, podemos fazê-la com pão integral (maior teor de fibras), leite semidesnatado ou desnatado, leite de coco e adoçante ou açúcar mascavo, que ao invés de fritar, essa rabanada pode ser assada no forno.
– Panetone: Existe uma grande diversidade de tipos e sabores de panetones, é possível encontrar com chocolate branco e ao leite, gotas, trufado, com marshmallow, artesanais, com frutas e também para públicos mais específicos como diabéticos. Pensando nisso, na Hortifruti há uma gama de panetones, mas dentre as opções mais saudáveis, são encontrados os com frutas e gotas de chocolate zero açúcar e os integrais zero açúcar.
– Bebidas: No quesito bebidas de final de ano, o mais comum é que se pense em bebidas alcoólicas, sucos industrializados e refrigerantes. Mas para quem está tentando manter a boa forma e focar na saúde, seguem abaixo algumas opções de substituições para estas bebidas:
Todas essas substituições trazem diversos benefícios quando o assunto é alimentação balanceada, tanto na redução da quantidade de açúcares, gorduras e conservantes, quanto no aumento do teor de fibras e no sabor que pode ser surpreendente! Deve ser levado em consideração que hábitos alimentares saudáveis deverão ser praticados todos os dias, mesmo em festas e datas comemorativas, quando as opções não são tão benéficas à saúde.
RECEITAS
RABANADA FIT
Ingredientes
4 fatias de pão integral firmes
1 ovo batido
1/2 xícara de chá de leite desnatado
1/2 xícara de leite de coco light (opcional)
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de açúcar mascavo
Modo de preparo: molhar o pão no leite e depois passar no ovo. Grelhar em uma frigideira antiaderente. Em um prato, misturar a canela e o açúcar e passar as rabanadas.
FAROFA FUNCIONAL
Ingredientes
1 xícara de chá de aveia em flocos
3 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres de sopa de cebola bem picada
1 dente de alho picado
1/2 cenoura ralada
2 colheres de sopa de damasco
1 colher de sopa de castanha de caju
1 colher de sopa de castanha do para
1 colher de uva passas
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: em uma frigideira média, colocar o azeite e levar ao fogo baixo para aquecer. Juntar a cebola e o alho e refogar por dois minutos. Acrescentar aveia, as castanhas e os demais ingredientes. Mexer até dourar. Sirva e bom apetite!
PUDIM DE LEITE LIGHT
Ingredientes
6 ovos
2 xícaras (chá) leite em pó desnatado
2 xícaras (chá) leite desnatado
1 xícara (chá) iogurte natural desnatado
3 colheres (sopa) adoçante culinário
3 colheres (sopa) açúcar demerara ou mascavo
1 colher (sopa) água
Modo de preparo: bater os ovos, o leite em pó e o leite normal, o iogurte e o adoçante. Reserve. Coloque o açúcar e a água na forma e coloque sobre o fogo médio até formar uma calda de caramelo. Despeje delicadamente o líquido do pudim sobre a calda. Leve ao forno em banho-maria por 40 minutos.
PIÑA COLADA SEM ÁLCOOL
Ingredientes:
200 mL de suco de abacaxi
200 mL de leite de coco
200 mL de leite condensado diet
200 ml de água de coco
½ limão
Gelo picado
Modo de Preparo: bata tudo no liquidificador. Coloque rodelas de abacaxi nos copos para decorar.
ÁGUA AROMATIZADA TERMOGÊNICA
10 folhas de hortelã frescas
3 canelas em pau
3 rodelas finas de gengibre fresco
4 rodelas de laranja (ou tangerina) com a casca
1 litro de água filtrada
Gelo
Modo de Preparo: coloque os ingredientes em uma jarra e leve à geladeira por 30 min.