O consumo das sementes em geral faz parte dos hábitos alimentares da minoria da população, um dos motivos se deve ao desconhecimento de seus benefícios.
Além de uma ótima fonte de proteínas e fibras, também são fontes de cálcio, ferro e fósforo. E melhor ainda, apresentam uma biodisponibilidade (poder de absorção) para o cálcio, muito superior aos leites, queijos e derivados.
Vamos conhecer as principais sementes comestíveis bem como seus benefícios e como podemos introduzir na alimentação. Corra para a Hortifruti mais próxima e se saboreie com essa opção gostosa e saudável.
A semente de abóbora, além de conter uma grande quantidade de fibras (principalmente em seu estado maduro), proteínas, antioxidantes (preventivo de doenças, envelhecimento, etc.), também tem efeito vermífugo.
Como usar: Pode ser usada como snack, lanchinhos prontos para deixar na bolsa quando a fome aperta e estamos na rua. Um ótimo petisco natural e saudável.
O gergelim, também é um bom exemplo de semente rica em proteínas (50%), principalmente em aminoácidos sulfurados. Além disso, a combinação da semente de gergelim com os grãos, como o feijão (caupi), que também contem boas concentrações de proteína (25%), aminoácidos essenciais, fibras e lisina, se completam formando uma excelente fonte protéica. O feijão comum (carioca), também apresenta uma boa combinação na proporção de 50:50, uma ótima opção para os vegetarianos.
Como usar: O uso do gergelim já é famoso sobre pães. Experimente também sobre saladas e misturado à farinha de tapioca antes do seu preparo.
A chia Rica em ômega 3, antioxidantes, fibras e aminoácidos (tem um ótimo perfil de aminoácidos podendo ser uma boa opção de fonte proteica), além de ser fonte de potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, E, etc; Promove uma conversão mais lenta de carboidratos em açúcar no sangue, auxiliando no controle glicêmico; A presença de ácido linolênico protege o organismo de hipercolesterolemia e hipertensão.
Como usar: Além de combinar com salada de frutas e iogurte, a chia pode ser protagonista do sagu, pela sua característica gelatinizante.
A linhaça contém fibras solúveis responsáveis por diminuir a absorção de gorduras, açúcares, diminuir o colesterol, aumenta o funcionamento do intestino, previne contra o câncer e favorece o crescimento das bactérias benéficas.
Como usar: Na produção de pães e bolos, em frutas ou saladas de frutas ou na salada do almoço e jantar.
A semente de girassol é uma grande aliada na perda de peso. Também se destaca com a sua composição rica em proteínas, vitaminas e minerais. Tem efeito anti-inflamatório, auxilia na função intestinal e auxilia na redução do colesterol.
Como usar: Outro snack saudável e nutritivo que pode fazer parte dos lanches do meio da manha e do meio da tarde, que sacia a fome e auxilia no emagrecimento.
Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.