Se jogue nesta refrescância!

06/01/15 | Compartilhar:

Quanto tempo demoramos para espremer três laranjas para um copo de suco natural? Não mais que 2 minutos e quando aliado a uma centrífuga ou liquidificador, temos um suco fresquinho, saudável e prático.

E muitos são os motivos que justificam a oferta feita pela natureza com sua abundância de frutas. Esses alimentos tão ricos em vitaminas e minerais, são fundamentais para a digestão, para a condução dos impulsos nervosos, para a tonicidade muscular, para uma correta irrigação sanguínea e para a defesa do nosso corpo contra agentes agressores, como os microrganismos e as infecções.

Para aproveitar os recursos naturais que a natureza nos oferece devemos aproveitar integralmente os alimentos e no caso dos sucos, vale utilizar as cascas, as sementes e a polpa da fruta, aproveitando assim todos os nutrientes que a fruta pode nós oferecer.

Os sucos in natura, ricos em micronutrientes como magnésio, zinco, potássio, sódio, fósforo; são aliados propícios para serem introduzidos em todas as nossas refeições.

O consumo de suco natural em nossa rotina ainda é pouco para a necessidade e o grau de importância exigido pelo nosso corpo. Precisamos de líquidos para hidratar e manter o equilíbrio entre os nutrientes, que são perdidos com o suor, urina, fezes, além de outras funções importantes, como as reações químicas internas e regulação da temperatura corpora. E não adianta substituir os maravilhosos sucos por outros líquidos como: refrigerantes, refrescos de pacote e sucos de caixinha, eles estão repletos de corantes, açúcar, conservantes e estabilizantes o que acaba causando um grande esforço do organismo para purificar e limpar todas estas substâncias.

Outra ajuda fundamental da hidratação é facilitar o desempenho de os órgãos como os rins e o fígado na purificação do sangue. Portanto, precisamos de água, frutas e sucos naturais para repor essa necessidade.

Abuse das misturas e potenciais das frutas. As reações são diferentes quando a fruta é ingerida sozinha e quando ingeridas acompanhadas de outras combinações. Combinar duas ou mais frutas faz com que a absorção de seus nutrientes seja mais eficiente. Alguns alimentos precisam necessariamente de outros para serem absorvidos.

A combinação maçã, espinafre, limão e beterraba são boas fontes de nitrato, que atua na formação de óxido nítrico, um potente vasodilatador que gera um relaxamento nos vasos sanguíneos e, com isso, reduz a pressão com que o sangue circula. Além disso, a beterraba e o limão melhoram a oxigenação do sangue, aumentando o processo de detoxificação. Já a combinação maçã, abacaxi e canela tem ação anti-inflamatória. Esse suco aumenta a eficiência da insulina nas células e o controle da glicemia.

Muitas são as dúvidas em se consumir a fruta in natura em vez do suco natural. O suco, quando coado, contém menos fibras e os compostos bioativos. Ou seja, vai muita coisa boa embora e o que acaba ficando é mais o açúcar. Por isso, uma boa pedida é escolher o suco coado quando for fazer alguma atividade que exige bastante energia. Outra pedida é consumi-lo em jejum, em que a absorção e aproveitamento dos nutrientes do suco é muito maior. Mas vale lembrar que mesmo quando coado, as vitaminas e minerais são conservadas, sendo uma ótima pedida para o lanche da manhã e para o lanche da tarde, principalmente quando acompanhada de alguma oleaginosa, como as nozes ou as castanhas-do-Pará, formando um lanche completo e nutritivo.

Mas como tem sucos e sucos, se você quiser aproveitar tudo de bom que a fruta tem e ainda enriquecer o suco com outros nutrientes, os sucos funcionais, como o suco verde, o suco rosa, são ótimas opções! E lembre-se: um dos grandes segredos desse tipo de suco rico em nutrientes e fibras é não coar!

Selecionamos alguns alimentos que contribuem para tornar o suco mais rico em vitaminas, nutrientes e com melhor sabor:

suco

Nossos sucos naturais

Os nossos sucos estão sempre fresquinhos, produzidos diariamente, com validade de um dia, prontos para o consumo. Vamos falar um pouco sobre os seus benefícios?

– Sucos Detox: Ao longo da vida estamos expostos a vários tipos de toxinas que nos perseguem em todos os lugares, está no ar, na comida, na bebida, e até em alguns produtos que passamos na pele. Essas toxinas não são reconhecidas pelo corpo e, por isso, o corpo não sabe e nem consegue metabolizá-las. É aí que o lixo se acumula. Os sucos detox auxiliam no funcionamento do intestino, diminuem a retenção de líquidos por aumentar a sua eliminação, promovem a aceleração do metabolismo aumentando o gasto calórico, proporcionam uma maior sensação de saciedade e diminuem o apetite por doces pelo aumento do consumo de fibras e melhor nutrição do organismo.

Nossos sucos que são considerados DETOX:

  • Suco Refrescante – laranja, couve, gengibre e hortelã
  • Suco Verde – laranja, couve e agrião
  • Suco de abacaxi com hortelã
  • Suco de abacaxi com maçã
  • Suco de abacaxi com pera
  • Suco rosa (manga, laranja, beterraba e gengibre)

Água de coco: a água de coco natural e fresquinha é tudo de bom! Além de conter poucas calorias é considerada um isotônico natural, pois é muito rica em vários minerais, como sódio e potássio. Esses são específicos para melhorar a absorção de outros minerais no nosso organismo. Nutritiva, tem poder antioxidante e ainda auxilia na hidratação corporal.

Suco Rosa: a combinação beterraba, laranja, manga e gengibre ajuda a desintoxicar, nutrir e distribuir nutrientes no corpo. O principal nutriente desse suco, o magnésio, contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas do organismo, ajudando a prevenir infecções, além de ser um mineral importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes.

 

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

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