De acordo com o Foodand Drug Administration (FDA, 2006), dos Estados Unidos, cereal integral consiste em um grão íntegro cujos componentes anatômicos principais: o endosperma, germe e casca (farelo), estão presentes nas mesmas proporções que existem no grão intacto. De acordo com o Healthier US SchoolC hallenge (2008), um produto para ser considerado integral deve conter um ingrediente primário de grão integral.
Segundo fontes de pesquisas, nos últimos 20 anos o consumo de grãos integrais vem aumentado.
Os cereais possuem vários benefícios, podendo contribuir para a redução do risco de doenças crônicas, sendo boas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de compostos fenólicos e outros fitoquímicosbioativos.
Estudos indicam que os cereais integrais reduzem o risco para certos cânceres e doenças do coração, outros estudos clínicos demonstraram que o consumo de aveia reduz o colesterol total no sangue.
Os grãos integrais também podem auxiliar no controle de peso, um dos motivos é que é a redução do tempo do esvaziamento do estômago e dos níveis de insulina no sangue, aumenta o tempo de saciedade, além de fornecer energia contínua ao organismo, diminuindo o consumo excessivo de alimentos.
Inclua mais cereais no seu café da manhã, lanches intermediários no almoço e no jantar. A idéia é incluir e também trocar o pão integral, arroz integral, frutas com cereais, vitaminas, sucos e saladas.
Alimentos classificados como integrais pela USDA’s Pyramid Servings Database: