No seu dia-a-dia, com gestos simples, é possível ter atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente. Listamos umas dicas de como preservar a natureza durante a limpeza da cozinha, baseadas no livro “A faxineira Ecológica”, de Denis Beauchamp. Se você tiver outras compartilhe nesse post, através dos comentários, ok?
Azulejos
2 litros de água morna
2 colheres (sopa) de vinagre
Para as manchas, prepare uma pasta com uma colher (sopa) de amido de milho e 5 ml (uma colher de chá) de água. Aplicar essa mistura e esfregar com um pano úmido.
Cristais
Para limpar cristais, use uma cebola cortada e esfregue com papel jornal. Se estiverem opacos, limpe com um pano de lã umedecido com um pouco de azeite.
Forno
1 xícara de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de vinagre
Lave as partes externas do forno, inclusive a porta, com a pasta de bicarbonato de sódio. Umedeça um pano em vinagre para limpar o fundo do forno. Aplique a pasta no fundo do fogão com água. Caso as manchas forem muito difíceis de sair, coloque sal e limpe quando ficar frio. Se ainda persistirem, repita a operação. Deixe agir por 12 horas. Após, retire a mistura com uma espátula. Enxague com um pano umedecido com vinagre. As manchas muito incrustadas podem necessitar esfregão de aço.
Bocas do fogão
Deixe de molho as bocas do fogão em um litro de vinagre por 12 horas. Esfregue com papel jornal para que fiquem mais brilhantes.
Vidro fogão
Limpe com jornal e água quente.Os limpadores de forno contêm muitos produtos tóxicos que podem irritar a pela, os olhos e os pulmões.
Formas e panelas queimadas
1/2 xícara de vinagre
2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe agir por algumas horas antes de lavar. Coloque 1/2 xícara de vinagre dentro da forma ou panela queimada. Acrescente as duas colheres de água, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de sal. Leve à fervura. Repita a operação se for necessário. Essa técnica não é recomendada para as panelas de alumínio porque o bicarbonato de sódio pode alterar a sua cor.