Para aquecer no friozinho

07/07/14 | Compartilhar:

Quando a estação proporciona baixas temperaturas, as pessoas parecem sentir mais apetite e a procura por alimentos que satisfaçam essa necessidade é ainda maior. Nessa época, o organismo gasta mais energia para manter o corpo quente. É por isso que sentimos mais fome e se não ficarmos atentos, o ponteiro da balança sobe.

Para não deixar de comer todos os alimentos saborosos que apreciamos no inverno brasileiro, nem tão rigoroso, selecionamos alguns pratos saudáveis que são a cara da estação:

  • Sopas: a sopa caseira pode ser muito nutritiva se for preparada com os devidos cuidados. Evite temperos prontos, que têm uma grande quantidade de sódio e gordura, componentes que aceleram o aumento de peso e podem até agravar doenças cardiovasculares. Deve-se ter cuidado também com a ingestão de sopas à base de creme de leite, pois estas costumam ser mais calóricas. As sopas mais magras são de legumes e verduras, principalmente as de folhas como repolho, espinafre e agrião. Para sabores diferentes, experimente uma de alho poró ou de creme de moranga.

 

  • Substitua o chocolate quente pelo chá: beber chá traz vários benefícios à saúde, como proteção das artérias e auxílio na digestão, além do poder anti-inflamatório e antioxidante. Se preferir o chocolate quente opte pelo cacau em pó e no leite desnatado e salpique canela em pó por cima. O condimento é uma ótima maneira de tornar essa preparação funcional que facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doces.

 

  • Para acompanhar os pratos opte pelo vinho tinto: estudos comprovam que a ingestão moderada de vinho tinto reduz o risco de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias , ajuda na digestão e até fortalece os ossos. Todos esses benefícios estão relacionados aos potentes antioxidantes presentes na casca e nas sementes da uva. Se preferir opte pelo suco de uva integral, pois esse não apresenta as calorias presente no álcool.

 

  • Frutas da estação: As frutas típicas do inverno são abacaxi, melão, morango e caju. Todas elas são rica em vitamina C, nutriente muito importante para o sistema imunológico, principalmente no inverno. Outra opção é usar as frutas em preparações quentes, como assada ou no bolo.

 

  • Pinhão: é rico em gorduras insaturadas, benéficas principalmente para a saúde do nosso coração. Seus principais nutrientes são manganês, zinco, vitamina E e vitamina C, antioxidantes que fortalecem nosso sistema imunológico, prevenindo contra doenças e infecções. No entanto, o alerta é para o valor calórico alto: 30 calorias por unidade. O ideal é consumir apenas 100 gramas, duas ou três vezes por semana.

 

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti

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