A obesidade é considerada uma doença crônica, não transmissível e inflamatória, caracterizada não só pelo excesso de gordura no organismo, mas pela desproporção da distribuição de gordura.
Segundo pesquisas, um terço da população mundial é obesa. No Brasil, de acordo com o IBGE, 36% da população está obesa ou acima do peso adequado. Os números preocupam já que a doença está correlacionada com diabetes, hipertensão, dislipidemias e resistência à insulina.
De causa multifatorial, essa epidemia envolve questões biológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais. A genética contribui com menos de 10% dos casos, e outros fatores, como comportamento alimentar, sedentarismo e prática de atividade física, possuem maior influência. Algumas doenças endócrinas, como hipotiroidismo e problemas no hipotálamo, representam menos de 1% dos casos de excesso de peso.
Como podemos combater essa epidemia?
1. Reduzindo as calorias ingeridas
Quando a pessoa ingere mais calorias do que gastou por dia, o excesso é transformado em gordura. E o inverso também é verdadeiro, se a pessoa gastou mais calorias do que ingeriu, a gordura será metabolizada. Essa redução deve ser orientada pelo nutricionista. A redução – e não a eliminação – dos alimentos nocivos deve ser feita com a substituição de carboidratos por proteínas ou saladas, hidratação e aumento de fibras, o que aumenta a saciedade.
2. Praticando exercícios físicos
Faça atividades físicas aliadas à dieta. Programas com exercício aeróbico e musculação têm resultado mais eficaz. Lembre-se que devem ser respeitados os limites de cada um, por exemplo, pacientes com dores articulares se beneficiam mais atividades na água ou sem impacto.
3. Reorganização de comportamento
O terceiro passo é acertar as mudanças e se prevenir de recorrências. Não desanime, é normal algum ganho de peso na troca de gordura por massa muscular. Evite álcool e situações em que o abuso de comida é provável. identifique os gatilhos emocionais que levam ao abuso de comida. Isso vai permitir identificar o que é fome e o que substituição de outra necessidade. Buscar o equilíbrio da mente, do corpo e do espírito são pontos relevantes para garantir uma boa saúde.
Elegemos março como o Mês de Saúde na Hortifruti, e durante esse período nossa equipe de nutrição vai dar muitas dicas e receitas alternativas que ajudam a prevenir e a combater a obesidade. Passe em nossas lojas ou acompanhe nossos perfis na redes sociais: www.facebook.com/hortifruti e www.instagram.com/hortifruti