Hidratação é essencial para a saúde
Quer saber um dos segredos para curtir um verão tranquilo? Hidratação!
De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), a água corresponde a cerca de 45% a 75% do nosso peso corporal, girando em torno de 60% na fase adulta. Então, vale o desafio de manter-se hidratado, pois o corpo sofre com a perda de água por meio do suor e, com isso, vem a dificuldade em manter o equilíbrio de líquidos no corpo.
Uma boa dica para lembrar de tomar água é sempre manter um copo ou uma garrafinha por perto. Vale até colocar um lembrete no celular. Um outro método é preparar uma água saborizada: pegue uma fruta que goste, corte uns pedaços e coloque em uma jarra com água e gelo. É uma combinação excelente para os dias quentes. Você ainda pode consumir as frutas que são ricas em água, como, por exemplo, abacaxi, melancia, melão e pêra.
Um isotônico natural é a água de coco, rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, e é ideal para repor o líquido perdido depois das atividades físicas. No calor, com a transpiração acentuada, a reposição ganha ainda mais importância.
Naturalmente, a perda de líquido e sais minerais pelo suor já justifica um reforço na hidratação para todo mundo. Mas, há alguns grupos que exigem mais cautela, como os bebês, crianças e adolescentes, gestantes e idosos.
Nos bebês, a perda de água é mais significativa, então a amamentação (se for o caso) por demanda é o recomendado. Além do uso de roupas leves e oferecer água (a partir dos 6 meses).
As crianças e adolescentes possuem massa corporal menor do que os adultos, o que significa mais perda de água. Atenção para crianças que não conseguem comunicar a sede e adolescentes que se distraem e esquecem de consumir líquidos. Já a gestante precisa se hidratar e também hidratar o bebê. Por fim, os idosos têm maior probabilidade de perder água e sais minerais e a recomendação é a mesma dos jovens.
Ao manter a hidratação em ordem é possível evitar outros efeitos negativos, como pressão baixa, dor de cabeça, gastrite, prisão de ventre, fraqueza e outros males decorrentes da desidratação.
As frutas são grandes aliadas para manter o corpo hidratado e evitar problemas. Que tal fazer um suco super-refrescante?
Receitas: sucos com frutas naturais
– Acerola com laranja
Um suco cheio de vitaminas A e C e rico em antioxidantes.
Misture 2 xícaras de acerola com 1 litro de suco de laranja ou água. Bata no liquidificador, coe com uma peneira e adoce de acordo com sua preferência.
– Melancia com gengibre
A fruta que já possui muita água também é rica em potássio e magnésio. Separe algumas fatias de melancia sem a casca e bata no liquidificador juntamente com gengibre ralado. Não é necessário adicionar água e nem coar. Adoce de acordo com sua preferência.
Fontes: https://www.sabornamesa.com.br/receitas-de-sucos/sucos-naturais; https://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/alimentacao-e-importancia-da-hidratacao-no-verao/;https://www.americasmed.com.br/central-de-conteudo/informativos/hidratacao-no-verao-quem-precisa-redobrar-os-cuidados