Muitos estudos demonstram que frutas são importantes componentes de uma alimentação saudável, podendo auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. Atualmente a recomendação da OMS e a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) é de 400 a 500 g/dia de frutas, legumes e verduras para reduzir o risco de doença coronariana, de hipertensão arterial e do risco ao câncer. Pesquisas atuais mostram que o consumo de frutas e hortaliças dos brasileiros está baixo da média e que apenas 18,2% ingerem a quantidade de frutas recomendada, mesmo o Brasil sendo o terceiro maior produtor de frutas do mundo.
Mas como podemos adicionar mais frutas no nosso dia-a-dia e assim conseguir consumir mais vitaminas e minerais essenciais para a nossa saúde? Temos algumas dicas
Aproveite assim a pausa do trabalho, o descanso em casa e a sobremesa do almoço para consumir uma fruta. Uma alimentação rica em frutas traz somente benefícios, pois muitas têm o poder de combater doenças e devolver a saúde do corpo, garantindo assim, um bom funcionamento do organismo.
Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.