Festival de Caldos e Sopas

02/08/18 | Compartilhar:

Nada melhor do que uma sopinha ou um caldinho para aquecer o estômago e o coração nesse inverno né? Separamos algumas receitinhas deliciosas e saudáveis para você curtir essa estação do que jeitinho que ela pede. Mas se a preguicinha bater não tem problema. É só passar em uma loja Hortifruti e escolher um dos sabores dos nossos caldos prontinhos.

 

PARA AQUECER O ESTÔMAGO E CORAÇÃO:

 

SOPA DE CENOURA COM CURRY E LEITE DE COCO

INGREDIENTES

2 cenouras

1 cebola

1 talos de salsão (sem as folhas)

2 litros de água

¼ de xícara (chá) de leite de coco

1 colher (chá) de curry

1 folha de louro

3 cravos-da-índia

5 grãos de pimenta-do-reino

 

MODO DE PREPARO

Descarte as folhas e lave o salsão sob água corrente. Descasque a cenoura. Corte a cenoura e o salsão em 3 pedaços. Descasque e corte a cebola ao meio; numa das metades, espete a folha de louro com os cravos.

Coloque todos os ingredientes numa panela, cubra com a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e coe o caldo numa tigela.

Transfira os pedaços de cenoura e a metade da cebola cozida para o copo do liquidificador. Acrescente 2 xícaras (chá) do caldo de legumes e bata até ficar liso – se quiser uma sopa mais fluida, acrescente um pouco mais de caldo. Atenção: segure a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor empurre e abra a tampa.

Volte a sopa batida para a panela, tempere com o curry, sal e pimenta-do-reino. Misture o leite de coco e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 minutos apenas para aquecer. Sirva a seguir com croutons ou pipoca. Essa sopa também fica uma delícia servida fria.

shutterstock_568845880

SOPA DE SALSÃO

INGREDIENTES

6 talos de salsão

2 batatas

1 cebola

1 dente de alho

1 filé de peito de frango

1 folha de louro

1,5 litro de água

2 colheres (sopa) de azeite

sal a gosto

creme de leite fresco gelado a gosto

cebolinha fatiada a gosto

 

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as batatas em cubos médios. Lave, descarte as folhas e corte o salsão em fatias de cerca de 2 cm. Descasque e corte a cebola em cubos grandes. Descasque o dente de alho.

Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola, o alho (inteiro) e o salsão. Tempere com sal e refogue por 5 minutos, até a cebola murchar. Junte os cubos de batata, o filé de frango e a folha de louro.

Regue com a água e, assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar, com a tampa entreaberta, por 40 minutos.

Desligue o fogo e, com uma pinça, retire o filé de frango e a folha de louro – reserve o filé de frango na geladeira para outra receita. Transfira o caldo com os legumes para o liquidificador, tempere com sal e bata até ficar cremosa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa.

Sirva a seguir com creme de leite fresco gelado e cebolinha fatiada a gosto. Esta sopa também fica ótima servida fria.

shutterstock_379857874

 

SOPA DE FEIJÃO BRANCO COM ESCAROLA

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de feijão-branco

1 maço de escarola

1 cenoura

1 cebola

1 talo de salsão sem as folhas

2 tomates maduros

1 dente de alho

1,5 litro de água

2 colheres (sopa) de azeite

1 folha de louro

queijo parmesão ralado a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

Numa tigela, coloque o feijão e cubra com o dobro de água. Deixe de molho durante 12 horas e troque a água uma vez neste período – o remolho diminui o tempo de cozimento e deixa o feijão menos indigesto.

Descasque e corte a cenoura em cubinhos de 1 cm. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, descasque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave e corte o salsão em cubos pequenos.

Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola, o salsão e a cenoura. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até a cebola murchar. Junte o alho, os tomates e refogue por mais 3 minutos.

Regue com 1,5 litro de água, junte o feijão escorrido (sem a água do remolho), o louro e deixe cozinhar em fogo médio, até ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos com a tampa entreaberta, até os feijões ficarem macios.

Enquanto isso, lave bem as folhas de escarola sob água corrente. Numa tábua, empilhe as folhas, uma sobre a outra, e corte em quadrados.

Assim que os feijões estiverem cozidos, tempere o caldo com sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte as folhas de escarola e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

shutterstock_366860534

 

SOPA FRIA DE BETERRABA A JATO

INGREDIENTES

3 beterrabas

3 talos de salsão (sem as folhas)

1 cenoura

½ litro de caldo de frango gelado

caldo de ½ limão

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

creme de leite fresco gelado a gosto para servir

cebolinha francesa fatiada a gosto para servir

 

MODO DE PREPARO

Com uma escovinha para legumes, lave as beterrabas e a cenoura (mantenha a casca e descarte as ramas). Lave os talos de salsão e descarte as folhas. Corte 1 talo de salsão em 3 pedaços e cada pedaço em tiras finas para servir como acompanhamento.

Na centrífuga de alimentos, extraia o caldo das beterrabas, dos talos de salsão e da cenoura. Transfira para uma jarra e misture o caldo de frango gelado e o caldo de limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva a seguir com creme de leite fresco gelado, cebolinha francesa fatiada e tiras de salsão.

 

shutterstock_626659418

 

SOPA DE ABÓBORA COM GORGONZOLA

INGREDIENTES

½ abóbora japonesa (500 g se comprar já descascada)

1 cebola

1 cenoura

1 talo de salsão sem as folhas

1 dente de alho

1 litro de água

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de azeite

1 folha de louro

2 cravos-da-índia

100 g de gorgonzola

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

Faça o pré-preparo: descarte as sementes, descasque e corte a abóbora em pedaços grandes; descasque e rale a cenoura; corte o salsão em 3 pedaços; descasque e corte a cebola ao meio, numa das metades prenda a folha de louro espetando com os cravos, pique fino a outra metade; descasque e pique fino o alho.

Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola picada e a cenoura ralada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e misture bem. Acrescente a abóbora, a cebola cravejada e os pedaços de salsão. Regue com a água e deixe cozinhar até ferver.

Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por mais 15 minutos. Enquanto isso, numa tigela, esfarele o queijo gorgonzola com o um garfo e deixe fora da geladeira – assim ele derrete melhor na sopa quente.

Desligue o fogo e, com uma pinça pesque e descarte os pedaços de salsão e a cebola cravejada. Transfira o caldo com os pedaços de abóbora para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para evitar que o vapor empurre e abra a tampa. Sirva a sopa quente com o gorgonzola esfarelado por cima.

shutterstock_160297268

 

SOPA DE BERINJELA COM TOMATE

INGREDIENTES

3 berinjelas

2 tomates italianos maduros

1 cebola

1 dente de alho

½ colher (chá) de cominho em pó

1 colher (chá) de páprica

3 colheres (sopa) de extrato de tomate

1 litro de água

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (chá) de açúcar

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). Lave, seque e fure as berinjelas com um garfo. Coloque numa assadeira grande, com espaço entre cada uma, e leve ao forno para tostar por 40 minutos – na metade do tempo vire com uma pinça para tostar por igual.  Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates em cubinhos; descasque e pique fino a cebola e o alho.

Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com o açúcar, uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, até ficar bem dourada. Adicione o alho, o cominho e a páprica e misture bem por 1 minuto. Adicione o extrato de tomate e mexa bem por 3 minutos.

Junte o tomate picado e refogue por mais 5 minutos, pressionando com a espátula para formar uma pastinha. Adicione mais uma pitada de sal, regue com a água e deixe cozinhar por 15 minutos, com a tampa entreaberta, até formar um caldo perfumado.

Assim que as berinjelas estiverem frias, faça um corte ao longo do comprimento de cada uma e, com uma colher, raspe a polpa e transfira para o liquidificador. Adicione o caldo da panela e bata bem, até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para conter o vapor. Sirva a sopa a seguir com torradinhas de pão sírio.

 

shutterstock_1014784183

 

SOPA DE MILHO COM PÁPRICA

INGREDIENTES
2 latas de milho verde (400 g)
2 colheres (sopa) de manteiga
½ cebola picada fino
2 xícaras (chá) de leite
sal e pimenta-do-reino moída na hora
½ colher (chá) de páprica defumada
1 colher (sopa) de cebolinha picada fino

MODO DE PREPARO
Antes de abrir, lave e seque as latas de milho. Abra e passe o conteúdo por uma peneira para escorrer o líquido. Reserve 2 colheres (sopa) de milho para decorar o prato. Leve uma panela ao fogo médio e derreta a manteiga.

Junte a cebola e refogue até ficar transparente, por cerca de 2 minutos. Junte o milho e refogue por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente o leite. Cozinhe por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue. Com uma concha grande, transfira a mistura para a jarra do liquidificador e bata por 4 minutos.

Coloque uma peneira sobre a panela e coe o creme. Com as costas de uma colher, pressione o bagaço, para extrair o máximo de liquido que puder. Volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até a sopa esquentar. Na hora de servir, salpique uma pitada de páprica, a cebolinha e o milho reservado.

shutterstock_1054395530

 

 

SOPA DE REPOLHO COM MÚSCULO

INGREDIENTES

1 repolho verde

250 g de músculo

½ xícara (chá) de arroz

2 litros de água

1 cenoura

1 cebola

1 talo de salsão

2 colheres (sopa) de azeite

1 folha de louro

3 cravos-da-índia

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

Faça o pré-preparo: descasque e corte a cebola ao meio – numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos, a outra metade, pique fino; lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador; descarte as folhas, lave e corte o talo de salsão em cubinhos; corte o músculo em cubos médios de cerca de 2 cm.

Leve uma panela de pressão ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e adicione os cubos de carne. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar por cerca de 3 minutos, virando com uma pinça. Transfira para um prato e reserve.

Mantenha a panela em fogo médio e regue com o restante do azeite. Acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Junte a cenoura, o salsão e refogue por mais 2 minutos.

Volte a carne para a panela, junte a cebola espetada com o louro, cubra com a água, tampe e aumente o fogo. Assim que a panela começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.

Enquanto isso, prepare o repolho: corte ao meio, apoie a parte plana na tábua e corte em cubos grandes; transfira para uma tigela e cubra com água. Chacoalhe bem as folhas e deixe repousar por uns minutos, até as sujeirinhas escorrerem para o fundo. Retire as folhas em vez de escorrer a água.

Após os 15 minutos, desligue o fogo e deixe todo o vapor sair e a panela parar de apitar, antes de abrir a tampa. Descarte a cebola cravejada, misture o arroz, o repolho fatiado e tempere com sal. Volte a panela sem a tampa ao fogo baixo e deixe cozinhar por mais 20 minutos.

Desligue o fogo, prove e acerte o sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir com a gremolata. Não precisa das folhas inteiras de salsinha, como na foto. Mas, se quiser, pode usar.

shutterstock_171985019

 

SOPA DE CEBOLA GRATINADA

INGREDIENTES

500 g de músculo traseiro em cubos grandes

2 litros de água

1 cenoura

1 cebola

1 talo de salsão com as folhas

1 folha de louro

3 cravos-da-índia

2 ramas de canela em rama

5 grãos de pimenta-do-reino

 

MODO DE PREPARO

Lave a cenoura e o salsão; descasque a cenoura e corte cada uma em 3 partes; descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda o louro com os cravos-da-índia.

Junte todos os ingredientes na panela de pressão, cubra com a água, tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto o caldo cozinha, aproveite para dourar as cebolas da sopa.

Desligue o fogo e espere todo o vapor sair antes de abrir a panela. Coe o caldo e reserve. Por ser um caldo de cozimento rápido, você pode utilizar a carne e a cenoura em outras preparações.

shutterstock_511285060

 

 

SOPA DE COUVE-FLOR COM FAROFINHA DE PÃO

INGREDIENTES

1 couve-flor pequena

1 cebola

1 dente de alho

1 litro de caldo de legumes caseiro

3 colheres (sopa) de azeite

1 folha de louro

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

folhas de salsinha a gosto

 

MODO DE PREPARO

Descarte as folhas e corte a couve-flor em pedaços médios. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Descasque e pique fino a cebola. Com a lateral de faca, amasse o dente de alho e descarte a casca.

Leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente a couve-flor e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, junte o alho e mexa por mais 1 minuto.

Regue com o caldo de legumes e junte a folha de louro. Assim que ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, até a couve-flor ficar bem macia. Enquanto isso, prepare a farofinha de pão.

Desligue o fogo, descarte a folha de louro e transfira a sopa para o liquidificador. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Bata até ficar lisa, prove e acerte o sal. Sirva com a farofinha de pão e folhas de salsinha.

shutterstock_580917118

 

CREME DE COGUMELOS

INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de cogumelos-de-paris frescos (250 g)

1 cebola

2 dentes de alho

1 ½ colher (sopa) de manteiga

1 ½ xícara (chá) de caldo de carne caseiro

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

noz-moscada ralada na hora a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

folhas de salsinha fresca a gosto

 

MODO DE PREPARO

Limpe os cogumelos com um pano úmido: nada de lavar em água corrente ou deixar de molho – eles são como esponjas e isso acabaria com a textura e o sabor da preparação. Corte os cogumelos em fatias finas. Descasque e pique fino a cebola e o alho.

Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando começar a espumar, junte os cogumelos e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve numa tigela 1 colher (sopa) das fatias de cogumelo dourados para decorar a sopa.

Junte a cebola e o alho picados, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Regue com o caldo de carne e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Transfira o creme para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para conter o vapor (se preferir, bata na própria panela com o mixer).  Volte a sopa para a panela, misture o creme de leite e leve ao fogo médio, apenas para aquecer. Sirva a seguir com as fatias de cogumelo douradas e folhas de salsinha a gosto.

shutterstock_339223826

 

 

 

CREME DE MANDIOCA

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de mandioca ralada crua

½ cebola pequena

2 xícaras (chá) de leite

½ xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de manteiga

noz-moscada ralada na hora a gosto

sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

Descasque e pique fino a cebola. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar.

Junte a mandioca, regue com o leite e diminua o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo até a mandioca cozinhar e formar um creme. Durante o cozimento, vá regando com a água, caso note que o creme está secando antes da mandioca estar cozida. Desligue o fogo, tempere com sal e noz-moscada a gosto e sirva a seguir.

Creme de Mandioca

 

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia