Nada melhor do que uma sopinha ou um caldinho para aquecer o estômago e o coração nesse inverno né? Separamos algumas receitinhas deliciosas e saudáveis para você curtir essa estação do que jeitinho que ela pede. Mas se a preguicinha bater não tem problema. É só passar em uma loja Hortifruti e escolher um dos sabores dos nossos caldos prontinhos.
PARA AQUECER O ESTÔMAGO E CORAÇÃO:
SOPA DE CENOURA COM CURRY E LEITE DE COCO
INGREDIENTES
2 cenouras
1 cebola
1 talos de salsão (sem as folhas)
2 litros de água
¼ de xícara (chá) de leite de coco
1 colher (chá) de curry
1 folha de louro
3 cravos-da-índia
5 grãos de pimenta-do-reino
MODO DE PREPARO
Descarte as folhas e lave o salsão sob água corrente. Descasque a cenoura. Corte a cenoura e o salsão em 3 pedaços. Descasque e corte a cebola ao meio; numa das metades, espete a folha de louro com os cravos.
Coloque todos os ingredientes numa panela, cubra com a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e coe o caldo numa tigela.
Transfira os pedaços de cenoura e a metade da cebola cozida para o copo do liquidificador. Acrescente 2 xícaras (chá) do caldo de legumes e bata até ficar liso – se quiser uma sopa mais fluida, acrescente um pouco mais de caldo. Atenção: segure a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor empurre e abra a tampa.
Volte a sopa batida para a panela, tempere com o curry, sal e pimenta-do-reino. Misture o leite de coco e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 minutos apenas para aquecer. Sirva a seguir com croutons ou pipoca. Essa sopa também fica uma delícia servida fria.
SOPA DE SALSÃO
INGREDIENTES
6 talos de salsão
2 batatas
1 cebola
1 dente de alho
1 filé de peito de frango
1 folha de louro
1,5 litro de água
2 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
creme de leite fresco gelado a gosto
cebolinha fatiada a gosto
MODO DE PREPARO
Descasque e corte as batatas em cubos médios. Lave, descarte as folhas e corte o salsão em fatias de cerca de 2 cm. Descasque e corte a cebola em cubos grandes. Descasque o dente de alho.
Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola, o alho (inteiro) e o salsão. Tempere com sal e refogue por 5 minutos, até a cebola murchar. Junte os cubos de batata, o filé de frango e a folha de louro.
Regue com a água e, assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar, com a tampa entreaberta, por 40 minutos.
Desligue o fogo e, com uma pinça, retire o filé de frango e a folha de louro – reserve o filé de frango na geladeira para outra receita. Transfira o caldo com os legumes para o liquidificador, tempere com sal e bata até ficar cremosa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa.
Sirva a seguir com creme de leite fresco gelado e cebolinha fatiada a gosto. Esta sopa também fica ótima servida fria.
SOPA DE FEIJÃO BRANCO COM ESCAROLA
INGREDIENTES
2 xícaras (chá) de feijão-branco
1 maço de escarola
1 cenoura
1 cebola
1 talo de salsão sem as folhas
2 tomates maduros
1 dente de alho
1,5 litro de água
2 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
queijo parmesão ralado a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Numa tigela, coloque o feijão e cubra com o dobro de água. Deixe de molho durante 12 horas e troque a água uma vez neste período – o remolho diminui o tempo de cozimento e deixa o feijão menos indigesto.
Descasque e corte a cenoura em cubinhos de 1 cm. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, descasque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave e corte o salsão em cubos pequenos.
Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola, o salsão e a cenoura. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até a cebola murchar. Junte o alho, os tomates e refogue por mais 3 minutos.
Regue com 1,5 litro de água, junte o feijão escorrido (sem a água do remolho), o louro e deixe cozinhar em fogo médio, até ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos com a tampa entreaberta, até os feijões ficarem macios.
Enquanto isso, lave bem as folhas de escarola sob água corrente. Numa tábua, empilhe as folhas, uma sobre a outra, e corte em quadrados.
Assim que os feijões estiverem cozidos, tempere o caldo com sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte as folhas de escarola e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.
SOPA FRIA DE BETERRABA A JATO
INGREDIENTES
3 beterrabas
3 talos de salsão (sem as folhas)
1 cenoura
½ litro de caldo de frango gelado
caldo de ½ limão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
creme de leite fresco gelado a gosto para servir
cebolinha francesa fatiada a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Com uma escovinha para legumes, lave as beterrabas e a cenoura (mantenha a casca e descarte as ramas). Lave os talos de salsão e descarte as folhas. Corte 1 talo de salsão em 3 pedaços e cada pedaço em tiras finas para servir como acompanhamento.
Na centrífuga de alimentos, extraia o caldo das beterrabas, dos talos de salsão e da cenoura. Transfira para uma jarra e misture o caldo de frango gelado e o caldo de limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva a seguir com creme de leite fresco gelado, cebolinha francesa fatiada e tiras de salsão.
SOPA DE ABÓBORA COM GORGONZOLA
INGREDIENTES
½ abóbora japonesa (500 g se comprar já descascada)
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão sem as folhas
1 dente de alho
1 litro de água
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
100 g de gorgonzola
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Faça o pré-preparo: descarte as sementes, descasque e corte a abóbora em pedaços grandes; descasque e rale a cenoura; corte o salsão em 3 pedaços; descasque e corte a cebola ao meio, numa das metades prenda a folha de louro espetando com os cravos, pique fino a outra metade; descasque e pique fino o alho.
Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola picada e a cenoura ralada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e misture bem. Acrescente a abóbora, a cebola cravejada e os pedaços de salsão. Regue com a água e deixe cozinhar até ferver.
Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por mais 15 minutos. Enquanto isso, numa tigela, esfarele o queijo gorgonzola com o um garfo e deixe fora da geladeira – assim ele derrete melhor na sopa quente.
Desligue o fogo e, com uma pinça pesque e descarte os pedaços de salsão e a cebola cravejada. Transfira o caldo com os pedaços de abóbora para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para evitar que o vapor empurre e abra a tampa. Sirva a sopa quente com o gorgonzola esfarelado por cima.
SOPA DE BERINJELA COM TOMATE
INGREDIENTES
3 berinjelas
2 tomates italianos maduros
1 cebola
1 dente de alho
½ colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de páprica
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 litro de água
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (chá) de açúcar
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). Lave, seque e fure as berinjelas com um garfo. Coloque numa assadeira grande, com espaço entre cada uma, e leve ao forno para tostar por 40 minutos – na metade do tempo vire com uma pinça para tostar por igual. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates em cubinhos; descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com o açúcar, uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, até ficar bem dourada. Adicione o alho, o cominho e a páprica e misture bem por 1 minuto. Adicione o extrato de tomate e mexa bem por 3 minutos.
Junte o tomate picado e refogue por mais 5 minutos, pressionando com a espátula para formar uma pastinha. Adicione mais uma pitada de sal, regue com a água e deixe cozinhar por 15 minutos, com a tampa entreaberta, até formar um caldo perfumado.
Assim que as berinjelas estiverem frias, faça um corte ao longo do comprimento de cada uma e, com uma colher, raspe a polpa e transfira para o liquidificador. Adicione o caldo da panela e bata bem, até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para conter o vapor. Sirva a sopa a seguir com torradinhas de pão sírio.
SOPA DE MILHO COM PÁPRICA
INGREDIENTES
2 latas de milho verde (400 g)
2 colheres (sopa) de manteiga
½ cebola picada fino
2 xícaras (chá) de leite
sal e pimenta-do-reino moída na hora
½ colher (chá) de páprica defumada
1 colher (sopa) de cebolinha picada fino
MODO DE PREPARO
Antes de abrir, lave e seque as latas de milho. Abra e passe o conteúdo por uma peneira para escorrer o líquido. Reserve 2 colheres (sopa) de milho para decorar o prato. Leve uma panela ao fogo médio e derreta a manteiga.
Junte a cebola e refogue até ficar transparente, por cerca de 2 minutos. Junte o milho e refogue por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente o leite. Cozinhe por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue. Com uma concha grande, transfira a mistura para a jarra do liquidificador e bata por 4 minutos.
Coloque uma peneira sobre a panela e coe o creme. Com as costas de uma colher, pressione o bagaço, para extrair o máximo de liquido que puder. Volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até a sopa esquentar. Na hora de servir, salpique uma pitada de páprica, a cebolinha e o milho reservado.
SOPA DE REPOLHO COM MÚSCULO
INGREDIENTES
1 repolho verde
250 g de músculo
½ xícara (chá) de arroz
2 litros de água
1 cenoura
1 cebola
1 talo de salsão
2 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
3 cravos-da-índia
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Faça o pré-preparo: descasque e corte a cebola ao meio – numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos, a outra metade, pique fino; lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador; descarte as folhas, lave e corte o talo de salsão em cubinhos; corte o músculo em cubos médios de cerca de 2 cm.
Leve uma panela de pressão ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e adicione os cubos de carne. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar por cerca de 3 minutos, virando com uma pinça. Transfira para um prato e reserve.
Mantenha a panela em fogo médio e regue com o restante do azeite. Acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Junte a cenoura, o salsão e refogue por mais 2 minutos.
Volte a carne para a panela, junte a cebola espetada com o louro, cubra com a água, tampe e aumente o fogo. Assim que a panela começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.
Enquanto isso, prepare o repolho: corte ao meio, apoie a parte plana na tábua e corte em cubos grandes; transfira para uma tigela e cubra com água. Chacoalhe bem as folhas e deixe repousar por uns minutos, até as sujeirinhas escorrerem para o fundo. Retire as folhas em vez de escorrer a água.
Após os 15 minutos, desligue o fogo e deixe todo o vapor sair e a panela parar de apitar, antes de abrir a tampa. Descarte a cebola cravejada, misture o arroz, o repolho fatiado e tempere com sal. Volte a panela sem a tampa ao fogo baixo e deixe cozinhar por mais 20 minutos.
Desligue o fogo, prove e acerte o sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir com a gremolata. Não precisa das folhas inteiras de salsinha, como na foto. Mas, se quiser, pode usar.
SOPA DE CEBOLA GRATINADA
INGREDIENTES
500 g de músculo traseiro em cubos grandes
2 litros de água
1 cenoura
1 cebola
1 talo de salsão com as folhas
1 folha de louro
3 cravos-da-índia
2 ramas de canela em rama
5 grãos de pimenta-do-reino
MODO DE PREPARO
Lave a cenoura e o salsão; descasque a cenoura e corte cada uma em 3 partes; descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda o louro com os cravos-da-índia.
Junte todos os ingredientes na panela de pressão, cubra com a água, tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto o caldo cozinha, aproveite para dourar as cebolas da sopa.
Desligue o fogo e espere todo o vapor sair antes de abrir a panela. Coe o caldo e reserve. Por ser um caldo de cozimento rápido, você pode utilizar a carne e a cenoura em outras preparações.
SOPA DE COUVE-FLOR COM FAROFINHA DE PÃO
INGREDIENTES
1 couve-flor pequena
1 cebola
1 dente de alho
1 litro de caldo de legumes caseiro
3 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
folhas de salsinha a gosto
MODO DE PREPARO
Descarte as folhas e corte a couve-flor em pedaços médios. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Descasque e pique fino a cebola. Com a lateral de faca, amasse o dente de alho e descarte a casca.
Leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente a couve-flor e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, junte o alho e mexa por mais 1 minuto.
Regue com o caldo de legumes e junte a folha de louro. Assim que ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, até a couve-flor ficar bem macia. Enquanto isso, prepare a farofinha de pão.
Desligue o fogo, descarte a folha de louro e transfira a sopa para o liquidificador. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Bata até ficar lisa, prove e acerte o sal. Sirva com a farofinha de pão e folhas de salsinha.
CREME DE COGUMELOS
INGREDIENTES
3 xícaras (chá) de cogumelos-de-paris frescos (250 g)
1 cebola
2 dentes de alho
1 ½ colher (sopa) de manteiga
1 ½ xícara (chá) de caldo de carne caseiro
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
folhas de salsinha fresca a gosto
MODO DE PREPARO
Limpe os cogumelos com um pano úmido: nada de lavar em água corrente ou deixar de molho – eles são como esponjas e isso acabaria com a textura e o sabor da preparação. Corte os cogumelos em fatias finas. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando começar a espumar, junte os cogumelos e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve numa tigela 1 colher (sopa) das fatias de cogumelo dourados para decorar a sopa.
Junte a cebola e o alho picados, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Regue com o caldo de carne e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Transfira o creme para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para conter o vapor (se preferir, bata na própria panela com o mixer). Volte a sopa para a panela, misture o creme de leite e leve ao fogo médio, apenas para aquecer. Sirva a seguir com as fatias de cogumelo douradas e folhas de salsinha a gosto.
CREME DE MANDIOCA
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de mandioca ralada crua
½ cebola pequena
2 xícaras (chá) de leite
½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de manteiga
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal a gosto
MODO DE PREPARO
Descasque e pique fino a cebola. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar.
Junte a mandioca, regue com o leite e diminua o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo até a mandioca cozinhar e formar um creme. Durante o cozimento, vá regando com a água, caso note que o creme está secando antes da mandioca estar cozida. Desligue o fogo, tempere com sal e noz-moscada a gosto e sirva a seguir.