É tempo de borbulhas!

22/12/13 | Compartilhar:

blog_espumante

Bebida apreciada por muitos, não pode faltar nas festas de final de ano ou em comemorações ao longo dos 365 dias . O consumo de espumante no Brasil vem crescendo e ganhando gosto dos brasileiros, e é no verão que ele se destaca.

Espumante é um vinho que passa por duas fermentações, e na segunda fermentação são adicionados açucares e leveduras. Juntos, eles produzem mais álcool e também o gás carbônico, responsável pelas características borbulhas (perlage).

Podemos falar que todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é champanhe? Sim, nesse caso a explicação é simples. A região francesa de Champanhe é a única que pode utilizar oficialmente a designação de champanhe para espumantes feitos pelo método champenoise. Em outras regiões, esse tipo de vinho recebe outros nomes.

Existem quatro tipos de espumante mais conhecidos e comercializados, o brut que é seco, demi-sec sua característica é meio seco ou ligeiramente adocicado, o doce ou  moscatel se trata de características bem açucaradas e o rosé que é produzido a partir de uvas tintas. A diferença entre eles está na quantidade de açúcar que é adicionada na segunda fermentação.

Os espumantes devem ser servidos em taças flute (em forma de tulipa alongada) para a melhor conservação do gás e borbulhas uma característica própria do espumante. Atenção para temperatura na hora de servir o espumante, o recomendado é que ele esteja entre seis e oito graus Celsius.

Uma observação:  evite colocar os espumantes no congelador, prefira um balde de gelo com água para distribuir a temperatura e conservar suas características naturais.

Os espumantes combinam com peixes e frutos do mar, com carne vermelha é melhor ir com calma. Para sobremesas aposte em um espumante doce ou rosé.

Atenção! O espumante, principalmente o doce, possui muito açúcar o que o torna uma bebida calórica, por isso é melhor ir com calma se não quiser começar o ano com alguns quilos a mais.

Letícia Marini, Nutricionista Hortifruti

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia