Se dedicar aos estudos é fundamental para quem vai fazer o Enem, ou qualquer outro concurso, mas para tudo sair bem, temos umas dicas de alimentação que ajudam no desempenho durante a prova!
O nervosismo antes, durante e depois da prova é um estado natural em que muitos candidatos podem se encontrar, porém esse estado tem influência direta na digestão dos alimentos ingeridos. Dessa forma, uma alimentação feita corretamente em qualidade e quantidade ajudará a evitar na hora da prova vários inconvenientes.
Os alimentos devem ser de fácil digestão. Devemos evitar as carnes vermelhas, as frituras e gorduras. A fonte de proteína no almoço pode ser filé de peixe assado ou filé de peito de frango grelhado e para acompanhar recomendamos arroz e legumes no vapor como fonte de carboidrato. O macarrão ao alho e óleo também é uma boa pedida para compor a refeição do almoço, se a opção for o peito de frango.
Comer com moderação é a outra dica que damos, pois não queremos que o sono chegue e atrapalhe a concentração na hora da prova. Então, faça essa refeição pelo menos 1 hora e meia antes de iniciar a prova.
Para o lanche durante a prova, a recomendação é evitar a ingestão de biscoitos com muita gordura, exemplo os recheados. Esse ingrediente dificulta a digestão e pode dar uma sensação de saciedade meio incômoda. O indicado é dar preferência a alimentos, como frutas de fácil digestão: banana, maçã, pera, goiaba, ameixa, que devem ser higienizadas corretamente e protegidas em plástico filme e guardanapo, são consideradas de fácil transporte. Elas também irão ajudar a manter a glicemia e o raciocínio a todo vapor.
A água não pode faltar e por segurança o lanchinho da prova pode ser enriquecido com frutas secas e barrinhas de cereais à base de castanhas e gergelim.
Lembrando que passado o primeiro dia de prova, a maratona ainda não acabou, então os cuidados com a alimentação devem continuar até o dia seguinte. O candidato não deve fazer uso de alimentos que não esteja acostumado e nem esperar milagre quanto ao uso dos mesmos. A dieta deve ser balanceada e rica em nutrientes e vitaminas e sais minerais, e deixar que o milagre venha pelo esforço realizado durante os estudos ao longo do ano… Boa prova!
Giovana Guerra, nutricionista Hortifruti Praia do Suá