Deixando as sopas mais saudáveis

23/07/15 | Compartilhar:

Sopas de inverno

Com a chegada do inverno, procuramos preparações que aquecem e trazem conforto nas grandes refeições. Leves, nutritivas, práticas ou sofisticadas, as sopas conquistaram seu espaço, principalmente no inverno, quando se transformam num dos principais pratos da estação. A sopa pode ir além de uma refeição saborosa. Basta possuir uma composição correta de ingredientes que podem trazer diversos benefícios à saúde, como reposição de nutrientes e auxílio na perda de peso.

Mas para que nosso organismo seja beneficiado, a regrinha básica é deixar de lado as sopas industrializadas. O grande problema é que, devido aos processos de cozimento e industrialização pelos quais passam, os vegetais acabam perdendo nutrientes. Além disso, elas são ricas em gordura vegetal hidrogenada e possuem um alto teor de sódio.

Tradicionalmente as sopas são elaboradas a partir de um caldo de carne, frango ou peixe, acrescidos de outros ingredientes, como legumes, macarrão, batata etc. Na correria do dia a dia, muitos optam pela opção do caldo industrializados ou temperos prontos, produtos que contém elevada concentração de sódio e de aditivos químicos – como o glutamato monossódico, responsável por realçar o sabor. Esses aditivos estimulam o paladar e fazem com que as pessoas demorem ainda mais a ficarem satisfeita. Pior ainda, há uma suspeita de que o glutamato monossódico pode causar câncer no trato intestinal, além de inúmeros danos à pressão arterial.

Para uma opção mais saudável e livre de ingredientes maléficos à saúde procure utilizar o caldo caseiro de verdade, feitos a partir de vegetais, carcaças, carnes e ervas, entre outros itens. Um bom caldo caseiro faz toda a diferença no resultado final de um bom prato e ainda na saúde, pois é rico em uma série de minerais importantes, facilmente absorvíveis pelo nosso organismo – principalmente o cálcio, mas também o fósforo, o magnésio e vários outros. Selecionamos uma receita de um caldo caseiro de legumes e uma receita de uma sopa saudável, gostosa e nutritiva para aquecer e nutrir nesse inverno.

CALDO CASEIRO DE LEGUMES

Ingredientes

2 cenouras

2 talos de salsão

1 cebola grande

2l de água

2 folhas de louro

3 cravos-da-índia

5 grãos de pimenta-do-reino

Modo de Preparo: lave bem todos os legumes, especialmente as folhas de salsão. Descasque a cebola e corte em quatro partes. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 5 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.

 

Sopa de Cenoura, Mel e Gengibre

Ingredientes

1 kg de cenoura picada em cubos

1 dente de alho picado

1 cebola picada

3 talos de salsão picado

1 colher (sopa) de gengibre ralado

2 colheres (sopa) de manteiga

1 l de caldo de legumes

3 colheres (chá) de mel

1 folha de louro

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 Modo de Preparo: numa leiteira leve 1 litro de caldo de legumes ao fogo médio para aquecer. Coloque a manteiga numa panela grande e leve ao fogo médio para derreter. Em seguida, junte os cubos de cenoura, a cebola, o alho, o salsão e o gengibre. Misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino, misture e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. A seguir, retire a panela do fogo, adicione o caldo quente com cuidado e misture bem. Acrescente o mel, a folha de louro e leve a panela de volta ao fogo baixo. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, até que a sopa esteja pronta. Retire a folha de louro com a ajuda de uma colher. Com cuidado, transfira a sopa para um liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Depois, passe a mistura por uma peneira fina, colocando a sopa de volta na panela. Sirva quente.

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia