De todos os tipos para todos os gostos

18/04/17 | Compartilhar:

 

tipos de macarrão hortifruti

De tão versátil, o macarrão é considerado o prato dos almoços em família e também de quem mora sozinho. Também cai bem num jantar romântico ou naqueles dias em que você quer algo simples. Além da versatilidade, a variedade também é uma de suas características: só no Brasil existem mais de 40 formatos. E o formato de cada massa também influencia na forma de preparo, no molho escolhido e demais ingredientes acompanhantes.

Conheça tipos e formatos mais usados:

  • Comum: feita de farinha de trigo e água, é a mais barata.
  • De sêmola: com trigo nobre (tipo I), é um produto mais caro.
  • Com ovos: tem adição de 3 ovos por quilo de farinha.
  • Grano duro: com trigo durum fica al dente, ou seja, soltinha.
  • Integral: com farinha integral e fibras é mais saudável.
  • Com vegetais: com beterraba ou espinafre ou cenoura.
  • Caseiro: com ou sem ovos, feita de forma artesanal, absorve mais o molho.

 

Massas curtas

Massas que possuem menos de 10 centímetros de comprimento, podem ser utilizadas em pratos quentes ou frios, combinam com molhos mais encorpados, a base de queijos ou até iogurte. São elas:

Farfalle:  informalmente conhecido como gravatinha ou borboleta, possui uma massa bem curtinha (cerca de 35 mm) é perfeita para ser usada em saladas de macarrão (ótimas para o verão), ensopados e até mesmo sopas.

Gnocchi: o nome é igual, mas as semelhanças param por aí, já que não vai batata na massa (ao contrário do tradicional gnocchi que conhecemos). Este tipo de massa lembra uma pequena conchinha e vai muito bem com molhos clássicos como bolonhesa e pesto.

Penne: este você provavelmente já usou! Mas já reparou que ás vezes vem a descrição “rigati” no rótulo? Isso quer dizer que a massa possui nervuras, elas ajudam a deixar a sua massa ainda mais suculenta, já que retêm o molho. Falando em molho, os ideais para essa massa são os a base de tomate.

Rigatoni: o nome pode parecer estranho mais é fácil de identificar a massa que mais se parece um tubo bem curto. O rigattoni também possui uma versão mais “gordinha”, o schiaffoni. E o molho? Dê preferência aos suculentos.

Orecchiette: leu o nome e assemelhou a orelha? Acertou! Afinal, esta massa vinda da Puglia tem mesmo o formato de uma. Ela é perfeita para molhos com pedaços de vegetais, já que sua textura permite essa mistura.

Casareccia: normalmente feita de massa caseira, a casareccia se caracteriza pelas ranhuras presentes no corpo, que como dissemos acima, ajuda a reter mais molho, dando aquela suculência ao prato. Combine com molhos mais cremosos e densos ou até os mais ralos.

Lumache regate: parece a concha de um caracol? E claro, assim como toda massa que possui detalhes onde o molho pode se “esconder”, ela precisa de um molho que possa penetrar nesses detalhes, o ideal são aqueles encorpados mais não muito grossos.

Tortellini: pequenos no tamanho, o tortellini é uma espécie de “primo” do capelletti. Cheio de detalhes, e dobras, essa massa fina possui pequenos cortes e acompanham muito bem carnes e também caldos.

 

Massas Longas

Perfeitas para molhos de textura mais líquida por envolverem melhor a massa. Veja alguns tipos de massas longas:

Bavette: longa e fina, parece até uma super model! Poderia facilmente ser confundida com spaghetti, mas não é! O bavette possui um leve achatado, sabe porquê? Para suportar o peso dos molhos mais densos, sem atrapalhar a sua estrutura. Combine com o delicioso pesto!

Bucatini: outro primo do espaguete, porém ele é mais grosso e possui um buraco no meio (como o nome sugere), novamente para o molho. Qual usar? Os mais diversos, vale usar o molho á base de vegetais, de queijos ou até mesmo amanteigados.

Linguine: também parecido como Bavette por ser longo e comprido, possui um formato mais fino e achatado. Linguine, significa língua pequena, em italiano. E o que acompanha? O clássico molho de tomate, ou pesto.

Capelline: mais conhecido como “cabelinho de anjo”, como o nome sugere, de fato parece com fios de cabelo infantil, de tão fininho. Delicado, ele deve ser manuseado com cuidado para não quebrar, por isso o mais indicado é usar molhos mais leves e simples como o de manjericão ou até em sopas.

Fettuccine: em italiano, pequenas fitas. Vai dizer que não parece? Diferentemente do linguine e do tagliatelle, ele é achatado e mais espesso. Combina muito bem com molhos que levam carne, como o ragu.

Pappardelle: com o formato em compridas tiras, ele pode parecer o fettuccine, porém sua largura é maior. Por ser menos delicado, cai bem com os mais diversos tipos de molho e espessuras.

Ziti: uma massa mais “rechonchuda”, e alongada, é perfurada no meio (já sabe por quê, né?). Pode ser cozinhada inteira ou até mesmo em pedaços. Combine com molhos suculentos, como os de carne ou o napolitano.

Spaghetti: esse dispensa apresentações! Combina com o quê? Com todos os tipos de molho, não é á toa que ele é tão popular, afinal, combina com todos os tipos!

Ficou com vontade de comer macarrão? Mãos à massa!

 

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia