De pai para filho

25/07/14 | Compartilhar:

 

Não basta ser pai, tem que participar! E o papel deles é fundamental na formação de seus filhos, inclusive na alimentação. As crianças gostam de copiar tudo o que os pais fazem e, na hora de escolher os pratos do dia a dia, não é diferente.

Então pais, fiquem atentos! As crianças precisam ser incentivadas, desde pequenas, a comerem de maneira saudável. Logo que acaba a amamentação, com a introdução da alimentação, eles precisam não só educar e explicar, mas, acima de tudo, precisam dar exemplos.

Geralmente a mãe é mais presente na hora da alimentação, mas o pai também deve participar desse momento. Assim, tudo pode se tornar mais fácil e agradável. O filho gosta de parecer com o pai, então, vai fazer de tudo para imitá-lo. Por isso, uma boa tática é comer na frente dele alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, sempre explicando por que aquele hábito é importante.

Algumas medidas simples podem fazer toda a diferença: Evite tomar refrigerante e comer fast food na frente da criança e falar mal de alguns alimentos como verduras e legumes. Outra dica é se alimentar com todos juntos, com a família reunida, que deve ser uma reunião prazerosa, onde além de fornecer alimentos saudáveis é um momento para a comunicação e troca entre pais e filhos. Levar o filho ao mercado e o deixar ajudar nas compras é outra atitude positiva. Preparar as refeições em casa, com a ajuda da criança, além de deixar o fast food de lado, ela se torna mais propensa a experimentar o alimento. Vale ainda caprichar na apresentação do prato, aqueles coloridos e até com desenhos podem estimular o apetite.

E nesse domingo no dia dos pais que tal passar algum tempo com seu filho em um piquenique ao ar livre? É uma maneira fácil, barata e saudável de se comemorar enquanto todos se divertem sob o sol. Os alimentos escolhidos devem ser práticos, gostosos e resistentes, para não estragarem facilmente. Não pode faltar os sucos naturais (evite os sucos de frutas ácidas, como laranja, limão, abacaxi, pois podem amargar), bolo ou biscoitos sem recheio e sem cobertura, frutas fáceis de descascar (banana, mexerica), ou as que podem ser consumidas com a casca (maçã, pera, uva, ameixa, goiaba).

Se o lanche for substituir o almoço, ele deve conter um sanduíche preparado com pão integral e recheado com uma proteína (queijos magros, peito de peru, atum ralado) e vegetais variados (alface, cenoura ralada, beterraba ralada, milho) ou, ainda, uma torta de legumes. Para a sobremesa, escolha frutas. É importante embalar os alimentos separadamente em papel alumínio, ou colocá-los em potes plásticos com tampa.

Não se esqueça de levar água, guardanapos, sacos plásticos para o lixo e de usar sacolas térmicas, ou de isopor, para conservar os alimentos por mais tempo. O que também não podem faltar é a bola de futebol, a corda, a bicicleta ou o skate para se exercitar! Pedalar pela cidade com os filhos, jogar bola, patinar, caminhadas pelo parque é uma ótima maneira de aproveitar o seu filho e manter o corpo e a mente saudável, então aproveite seu dia e um feliz dia dos pais!

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia