Atualmente está cada dia mais difícil desfrutar de uma refeição em um ambiente adequado e com uma alimentação equilibrada. E será que é possível manter uma dieta equilibrada neste corre-corre? A resposta é sim! Mas para isso é necessário organização do que comer em meio às tarefas diárias.
As pequenas refeições, que são a colação, o lanche e a ceia, devem ser escolhidas corretamente, pois cada pessoa tem sua individualidade ao se alimentar, existindo diversos fatores, sejam esses sociais, culturais ou metabólicos. Mas de uma forma geral, a recomendação de refeições ao dia são aproximadamente de 5 a 6 refeições, variando de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
A colação e o lanche, são pequenas refeições feitas nos intervalos entre o café da manhã e o almoço, e o almoço e o jantar respectivamente. As opções podem variar com a ingestão de barrinhas de cereais, dando preferência às barrinhas com base de frutas, sem adição de açúcar e xaropes, e com um bom teor de fibras, não ultrapassando as 100 Kcal. Por isso a importância da leitura dos rótulos! As frutas in natura ou salada de frutas podem ter a adição de fibras como, granola, linhaça, chia, mix de castanhas e frutas secas, aumentando a saciedade e reduzindo o apetite na próxima refeição. Caso a pessoa faça a ceia após o jantar, o ideal é que sejam de alimentos leves: iogurte desnatado com mel, mingau de aveia, cookies integral, suco de frutas ou fruta in natura.
Na organização da marmita, é essencial separar um tempo um dia antes para organizá-la, e ter uma bolsa térmica para os produtos que são refrigerados, no caso iogurte, queijo, leite, carnes, salada de frutas e preparações em geral. Com relação ao mix de castanhas, nozes e amêndoas, conhecidos como “nuts”, podem ser colocados em sacos individuais e comer nos intervalos. Os potes que vão ser levados também são importantes, pois sugiro que sejam de tamanhos variados e tenham travas na lateral, afim de não correr risco dos alimentos entornarem. Além disso, os potes de vidros são os que mantêm melhor o sabor.
E as bebidas? Quais as melhores opções?
As bebidas devem ser colocadas na bolsa térmica, em uma garrafa que tenha travas ou rosca, que não haja perigo de vazar. Essa garrafa também pode ser térmica, pois irá conservar a temperatura por mais tempo ou uma squeeze. As bebidas podem ser iogurte, vitaminas com frutas, sucos naturais, chás. E principalmente a água, que deve ser ingerida no mínimo 2L diariamente. A opção de colocá-la em garrafinhas ajuda a ter controle da ingestão diária e mantêm o bom funcionamento do organismo, auxiliando na função intestinal e renal, além da hidratação dos cabelos e pele.
Thamyris Ferreira, nutricionista Hortifruti.