Cada fase na vida tem uma necessidade alimentar diferente. Com o tempo tudo muda – até a forma como o seu organismo processa a comida. Saiba do que o corpo precisa e aproveite ao máximo!
Nutrição na infância:
Nutrição na adolescência:
11 a 19 anos: fase de constantes transformações físicas, ocasionadas pelo desenvolvimento hormonal, além do aumento de massa corporal, o que se relaciona diretamente com as necessidades nutricionais dos adolescentes. Dentre essas necessidades nutricionais, está o ferro, mineral importante nessa fase de crescimento e na manutenção da massa magra nos meninos e no inicio da menstruação nas meninas, sendo encontrado em diversos vegetais folhosos escuros, como a couve, o espinafre e o brócolis, que para aumentar a sua absorção deve ser acompanhado de alimentos fontes de vitamina C (laranja, acerola, goiaba, kiwi, morango, tomate). O cálcio também é um elemento fundamental, já que nesta fase ocorre grande parte do depósito de cálcio para formação da massa óssea, podemos encontrá-lo nos seguintes FLV’s: laranja, rúcula, salsa, manjericão, espinafre, couve e brócolis.
Nutrição do adulto:
20 a 60 anos: Fase de manutenção da saúde, em que a alimentação deve ser equilibrada, com escolhas e hábitos saudáveis. Na fase adulta há fatores aumentados para doenças crônicas como, hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Por este motivo é importante incluir nas refeições hortaliças e frutas, e consumi-las com casca, para que haja um maior aporte de fibras e regulação do intestino. Além disso, alimentos fontes de fitoesteróis, como o milho e legumes auxiliam na diminuição do colesterol LDL. E também dar preferência às frutas ricas em antioxidantes, como a morango, amora e uva, além de legumes como berinjela, cebola e batatas, que tem propriedades anti-inflamatórias e protetoras ao organismo.
Nutrição do Idoso:
Na fase de envelhecimento a alimentação deve ser baixa em gordura, sal e açúcar, a fim de manter o organismo saudável e nutrido. Existem alguns nutrientes essenciais que não podem faltar na alimentação dos idosos, como o cálcio que auxilia na prevenção da osteoporose, evitando o desgaste ósseo principalmente na menopausa. Dentre os alimentos estão os folhosos escuros (couve, espinafre, rúcula). Além disso, não podem faltar alimentos como brócolis e a beterraba que tem função na prevenção da anemia, por serem fontes de ferro, sempre associados a alimentos fontes de vitamina C a fim de aumentar a absorção do ferro.
Thamyris Ferreira Lima, nutricionista Hortifruti.