Dia 08 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Nessa data vale lembrar de um dado importante: de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto e enfermidades associadas a esse problema, como infarto e AVC, que fazem parte do grupo das doenças cardiovasculares, apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a primeira causa de morte no mundo.
O perigo está no colesterol se depositar nas artérias ajudando a formar placas de gordura nessas estruturas, provocando o endurecimento dos vasos (aterosclerose). Além disso, o acúmulo cada vez maior de gordura também obstrui as artérias e vasos, levando ao aumento da pressão arterial, o que pode levar a derrames e afetar o funcionamento do coração.
Uma informação relevante é que 70 – 80% de todo o colesterol que precisamos é produzido pelo nosso corpo e apenas o restante dessa porcentagem vem da alimentação. Por isso algumas pessoas que levam uma vida muito saudável também apresentam altas taxas dessa substância e precisam de acompanhamento profissional. No entanto, muitas pessoas conseguem controlar o colesterol apenas fazendo mudanças em seu estilo de vida.
Mas como podemos reduzir o colesterol alto?
Muitos fatores podem diminuir a quantidade de colesterol depositada nas artérias, porém, a principal forma é a dieta alimentar equilibrada, ou seja, o ideal é diminuir a quantidade de alimentos de origem animal, que são ricos em gordura e optar por leites desnatados ou semidesnatados. Escolha carnes sem gorduras aparentes, além de tentar, antes do cozimento, retirar a gordura. Opte por queijos menos amarelos e iogurtes lights, com menos teor de gordura. Invista sempre em uma dieta rica em frutas, verduras e legumes.
Outra opção bem vantajosa e que traz resultados positivos é se exercitar. A redução do sedentarismo quebra as moléculas de gordura depositadas.
Os hábitos saudáveis devem fazer parte de sua rotina diária. Alimentação com frutas, verduras e legumes, hidratação durante todo o dia com água, sucos de frutas naturais e água de coco, manter horários regulares entre as refeições (não ultrapassar 4 horas de jejum) e fazer 30 minutos de exercícios na maioria dos dias da semana, garantirão melhor qualidade de vida e prevenção dos possíveis aumentos de colesterol LDL e doenças cardíacas.
Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.