Batatas: qual melhor?

17/08/16 | Compartilhar:

Batata-1

No prato dos brasileiros, é comum vermos diversos tipos de batatas. E de fato existe uma grande variedade desse tubérculo, com propriedades diferenciadas e indicações para os grupos de pessoas. E por isso é importante conhecer seus benefícios para prepará-las da forma mais adequada.

A mais popular é a batata inglesa, utilizada em muitos pratos, como o purê de batatas, assada, grelhada  ou cozida com alguma carne. Se comparada a outras batatas como a doce e a baroa (mandioquinha), é menos calórica, mas como boa parte das pessoas a consome frita, essa forma de preparo reduz as funções nutricionais e aumenta a quantidade de gordura e calorias. Em contrapartida ela contém vitaminas C, do Complexo B, fósforo, cálcio, fibras e proteínas.

Ao ser consumida, deve-se ter atenção, principalmente os diabéticos, pois é um alimento com alto índice glicêmico, ou seja, entra com rapidez na corrente sanguínea podendo levar a picos de insulina, o que não é adequado para o organismo. Uma dica fundamental é cozinhar a batata com a casca para reduzir as perdas dos nutrientes.

A batata-doce é mais indicada para os praticantes de atividade física e atletas, sendo uma ótima opção, já que é fonte de fibras, o que facilita o trânsito intestinal e aumenta a saciedade.  Além disso, tem baixo índice glicêmico e ajuda na recuperação muscular. Já a batata baroa ou mandioquinha, fornece um bom aporte de vitamina A, fósforo e B3, muito utilizada em cremes e sopas.

E a batata yacon? É rica em fibras e inulina, que auxilia na flora intestinal, promove o aumento da imunidade e controla a glicose no sangue, o que favorece os portadores de diabetes, principalmente do tipo 2. Já a batata asterix, tem menor quantidade de água, é fonte de vitamina C, potássio e a sua casca de cor avermelhada, indica a presença de antocianinas, que tem poder antioxidante contra os radicais livres. Dentre os grandes segredos das batatas estão a sua forma de preparo e os acompanhamentos, podendo ser adicionado outros elementos benéficos, como o azeite, e ervas como o alecrim e manjericão.

 

Thamyris Ferreira lima, nutricionista Hortifruti.

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia