Qual delas oferece mais benefícios para nosso corpo? Quem leva melhor nesse duelo?
A batata é o vegetal mais popular do mundo e o quarto mais consumido. Existem diversas variações de batata, com cores e tamanhos variados. Entre elas as mais consumidas no Brasil são a batata inglesa e a batata doce. Na hora de escolher, quais delas oferecem mais benefícios para a saúde?
Os dois alimentos são fontes ricas de carboidratos, além de serem nutritivos. De um lado a batata doce é uma das queridinhas do mundo fitness, para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura. Do outro lado a batata inglesa é a mais conhecida dos brasileiros e consumida regularmente em todo o País.
Os dois alimentos têm seus valores nutricionais bem semelhantes, mas com algumas particularidades: a batata-doce é mais rica em ferro e possui 5 vezes mais cálcio. Isso tem uma importância especial para cobrir determinadas necessidades dietéticas. Outro caso é o teor em vitaminas. A batata-doce é muitíssimo mais rica em vitamina A do que a batata inglesa, tendo um alto valor dietético nas doenças causadas por avitaminose A. Além disso, ela possui uma carga glicêmica mais baixa, devido a maior presença de fibras.
A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina.
A batata inglesa, por sua vez, é fonte de fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina C e deve ser explorada quanto ao seu índice glicêmico elevado. Em uma refeição pós-treino, a batata inglesa é uma ótima escolha, ainda mais se for amassada ou cozida no vapor.
Vale lembrar que os dois alimentos devem fazer parte de uma dieta saudável. Ambos são riquíssimos em vitaminas e carboidratos de moderado ou baixo índice glicêmico. Cada um apresenta a suas qualidades e devem ser explorados na cozinha da melhor maneira. Então corra para o Hortifruti mais perto e escolha nossas batatas fresquinhas!
Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.