A data 7 de março é dedicada ao Dia Mundial da Saúde. Esse aniversário é para lembrar que pequenos hábitos trazem ótimos resultados para a saúde, mas são atitudes DIÁRIAS que impactam positivamente na saúde. Como:
Prática frequente de exercícios
Os dias são muitos corridos e intensos, mas é importante incluir as atividades físicas mesmo que em espaços pequenos de tempo. Que tal uma caminhada de 20 a 30 minutos? Ou subir as escadas do prédio onde mora ou trabalha? Leve o celular com fone para a música estimular essas atividades.
Tome bastante água
Beber pelo menos 2 litros de água é altamente recomendável. Além de hidratar, aumentar a quantidade de água que você ingere pode ajudar a diminuir o consumo diário de calorias, níveis de gordura saturada, sal, açúcar e colesterol. Se você se esquece de beber, há aplicativos gratuitos que ajudam nessa tarefa. Outra dica é sempre ter uma garrafinha com água fresca na mesa do trabalho ou na bolsa.
Tome sol
Você deve estar se perguntado: a exposição ao sol não causa danos à pele e também câncer? Sim, se for por muito tempo e sem uso de filtro solar. Mas o astro rei é muito importante, pois é a principal fonte de vitamina D. Ela faz bem para ossos, coração, prevenção e controle de diabetes e músculos.
Um, dois, três, alonga!
Alguns exercícios de alongamento e fortalecimento ajudam a reduzir a tensão muscular, promovendo relaxamento, alívio da dor e endireitando a postura. A internet está repleta de vídeos de profissionais de educação física ensinando exercícios para alongar. Aulas de yoga, pilates e alongamento também dão ótimos resultados. Mas se você tem algum problema ósseo ou muscular, o mais indicado é procurar a orientação de um profissional antes.
Um tempo para cuidar da mente e espírito
Acalmar a mente e o corpo é necessário. A meditação é uma alternativa, assim como a religião, mas momentos de união com familia e de lazer também são fundamentais. Escolha um dia da semana para se dedicar a isso!
Alimente-se bem
Não deixe que a falta de tempo impacte no seu cardápio. Ter bons hábitos alimentares contribui para o aumento da qualidade de vida. Mas o que define alimentação saudável? Prefira sempre os alimentos naturais, as frutas, legumes e verduras, vindos da natureza. Se você consome carne, as frescas são as mais indicadas. No quesito alimentação, o lema é: “Coma o que sua avó comia”. Evite alimentos muitos processados e gordurosos.
Pequenas pausas durante o trabalho
Levantar para aquele cafezinho ou parar para conversar com um colega é muito bom. Pausas curtas e frequentes durante o dia de trabalho conferem mais resistência, menos dores e revitalizam a pessoa,
Uma boa noite de sono
Não descansar o tempo necessário impacta na saúde física e mental, por isso, tente programar seu dia de forma a descansar o suficiente. Para cada faixa etária há uma demanda de sono:
-Recém-nascidos (0-3 meses): 14 a 17 horas
-Bebês (4-11 meses): 12 a 15 horas
-Crianças pequenas (1-2 anos): 11 a 14 horas
-Crianças em fase pré-escolar (3-5 anos): 10 a 13 horas
-Crianças em idade escolar (6-13 anos): 9 a 11 horas
-Adolescentes (14-17 anos): 8 a 10 horas
-Jovens (18-25 anos): 7 a 9 horas
-Adultos (26-64 anos): 7 a 9 horas
-Idosos (acima de 65 anos): 7 a 8 horas