O Arroz integral, embora contenha inúmeras vantagens comparadas ao arroz branco, é ainda muito prejudicado pela ideia de ser mais demorado no seu preparo e ainda não é bem aceito pelos mais resistentes a uma alimentação saudável.
Para que finalmente o arroz integral conquiste o espaço que merece na sua cozinha e na sua vida, resolvemos falar sobre o assunto e mostrar seus benefícios, além de ensinar uma receita de arroz integral básica, que serve para acompanhar vários pratos no dia a dia.
Por que consumir esse alimento?
1) Prevenção do Câncer:O arroz integral contém lignanas vegetais, os fitoestrógenos que estão associados com uma diminuição do risco de cânceres hormônio-dependentes, como câncer de mama, câncer de ovário, câncer de endométrio e câncer da próstata.
2) Perda de Peso: As fibras do arroz ajudam a mantê-lo se sentir mais completo e pode ajudar a reduzir as calorias totais que são consumidos.
3) Saúde Digestiva: As fibras ajudam a regular o sistema digestivo. Se você estiver enfrentando constipação, aumente a ingestão de fibras comendo arroz integral ou qualquer outro grão inteiro. A fibra irá fornecer a maior parte que é necessária para manter tudo em movimento através das entranhas.
4) Níveis de Açúcar no Sangue: O arroz integral ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue graças ao magnésio que ele contém, o que ajuda a controlar a insulina e a glicose no organismo. Ele também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue se uma pessoa já tiver sido diagnosticado com diabetes.
5) Saúde do Coração: A fibra do arroz integral ajuda a reduzir o LDL (“mau” colesterol). Os Números mais baixos de LDL estão associados a uma diminuição da incidência de doenças do coração.
6) Saúde Óssea: O arroz integral é rico em manganês, que é essencial para a saúde óssea. Uma xícara de arroz integral contém 88% do valor diário recomendado de manganês.
7) Alimento mais saudável:Estima-se que no processo de polimento do arroz para que ele fique branquinho há uma perda de 75% em nutrientes.
Para não errar na hora de cozinhar, selecionamos umareceita de arroz integral simples que em quatro passos você chega a um resultado saboroso e nutritivo:
Passo 1:Coloque o arroz integral de molho na água de um dia para o outro ou três horas antes de cozinhar (mas se não conseguir deixar de molho por este tempo, qualquer meia horinha já ajuda);
Passo 2:Refogue os temperos, cebola, alho e vegetais que quiser;
Passo 3:Depois de refogados, acrescente a água e logo em seguida o arroz. A quantidade de água deve ser o dobro da quantidade de arroz (se for fazer 1 xícara de arroz, coloque 2 xícaras de água, por exemplo);
Passo 4:Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, ou até amolecer ao ponto que você gostar. Se necessário adicione mais água.
Uma boa dica para adicionar mais nutriente e sabor é adicionar alguns vegetais como abobrinha, tomate, chuchu, cenoura ou beterraba ralada na água de cozimento. Aproveite e bom apetite!
Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.