O sal é um dos vilões mais temidos da atualidade, mas também é o menos combatido. Isso porque desde sempre nós nos acostumamos a comer tudo com uma bela pitada de sal. E se fosse só essa pitada, tudo bem! Mas, o que torna o sal um grande vilão é que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, podendo causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins. Além disso, vários outros alimentos industrializados trazem o sódio em sua composição, o que faz com que muitas vezes extrapolemos o consumo diário desse mineral (até 2g/dia).
A substituição do mineral por outros temperos naturais dá novo gostinho às preparações e promove boa saúde. Os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados. Além disso, através deles podemos modular uma série de reações no nosso corpo. Os temperos podem ser muito úteis na prevenção de doenças, melhora de sinais e sintomas, melhora do sistema imunológico e podem substituir o nosso poderoso vilão, que é o sal em excesso.
E para os que buscam a praticidade e facilidade na cozinha, temos uma boa variedade de temperos desidratados. Práticos e nutritivos, eles vêm se tornando uma alternativa nos dias atuais: são baratos, fáceis de transportar e ainda mantêm as propriedades nutricionais originais. Selecionamos algumas combinações para o preparo de alguns pratos:
CARNE: Cebola desidratada + pimenta do reino (moída na hora) e manjericão desidratado
FRANGO: Cebola desidratada + sal com ervas de Provença (já vem misturado) ou outro tempero que já vem a mistura sal, pimenta do reino, alho, cebola e raspas de lima.
PEIXE: Cebola desidratada + alho + sal com ervas + ervas de Provença extra ou alecrim
ARROZ: Alho, cebola e salsa. Dá para incrementar com o que for do gosto, como cheiro verde desidratado, açafrão, gengibre, etc.
Outra dica é preparar o próprio sal temperado, para resolver o impasse e reduzir o consumo desse condimento em até um terço sem deixar a comida insossa. A mistura é simples e acumula os efeitos benéficos das plantas que podem variar de acordo com a preferência de cada um. A receita básica inclui: sal grosso, orégano, alecrim, manjericão, salsinha e gergilim. O orégano tem alto poder antioxidante e propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. O alecrim tem ação antioxidante e cicatrizante, inibindo o crescimento de bactérias, e o manjericão ajuda na digestão e é diurético.
Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.