Alternativas ao sal

28/11/14 | Compartilhar:

O sal é um dos vilões mais temidos da atualidade, mas também é o menos combatido. Isso porque desde sempre nós nos acostumamos a comer tudo com uma bela pitada de sal. E se fosse só essa pitada, tudo bem! Mas, o que torna o sal um grande vilão é que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, podendo causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins. Além disso, vários outros alimentos industrializados trazem o sódio em sua composição, o que faz com que muitas vezes extrapolemos o consumo diário desse mineral (até 2g/dia).

A substituição do mineral por outros temperos naturais dá novo gostinho às preparações e promove boa saúde. Os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados.  Além disso, através deles podemos modular uma série de reações no nosso corpo. Os temperos podem ser muito úteis na prevenção de doenças, melhora de sinais e sintomas, melhora do sistema imunológico e podem substituir o nosso poderoso vilão, que é o sal em excesso.

temperos

 

E para os que buscam a praticidade e facilidade na cozinha, temos uma boa variedade de temperos desidratados. Práticos e nutritivos, eles vêm se tornando uma alternativa nos dias atuais: são baratos, fáceis de transportar e ainda mantêm as propriedades nutricionais originais. Selecionamos algumas combinações para o preparo de alguns pratos:

CARNE: Cebola desidratada + pimenta do reino (moída na hora) e manjericão desidratado

FRANGO: Cebola desidratada + sal com ervas de Provença (já vem misturado) ou outro tempero que já vem a mistura sal, pimenta do reino, alho, cebola e raspas de lima.

PEIXE: Cebola desidratada + alho + sal com ervas +  ervas de Provença extra ou alecrim

ARROZ: Alho, cebola e salsa. Dá para incrementar com o que for do gosto, como cheiro verde desidratado, açafrão, gengibre, etc.

Outra dica é preparar o próprio sal temperado, para resolver o impasse e reduzir o consumo desse condimento em até um terço sem deixar a comida insossa.  A mistura é simples e acumula os efeitos benéficos das plantas que podem variar de acordo com a preferência de cada um. A receita básica inclui: sal grosso, orégano, alecrim, manjericão, salsinha e gergilim. O orégano tem alto poder antioxidante e propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. O alecrim tem ação antioxidante e cicatrizante, inibindo o crescimento de bactérias, e o manjericão ajuda na digestão e é diurético.

sal temperado

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

 

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia