Alternativas ao sal

28/05/15 | Compartilhar:

Quer se manter longe do sal, mas comida sem tempero não desce? O consumo de sal pela população brasileira já atinge o dobro da quantidade recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 6 gramas/diária, o que equivale a 2.400 miligramas de sódio.

Os efeitos desse nutriente no organismo não são imediatos e as pessoas podem demorar anos para apresentar sintomas. O sódio está associado a uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres.

A função do sódio, um dos principais elementos do sal, nos alimentos é a de conferir textura, maciez e conservação. Por isso, ele pode estar presente nos produtos mesmo que eles não tenham sabor salgado. É o caso de sobremesas prontas e até mesmo de alguns adoçantes artificiais.

 

Alternativas para o uso do sal

 

5 alimentos que não podem faltar na alimentação:

Aipo, brócolis, cebola, alho e abóbora.

O aipo é um excelente diurético, ajudando a evitar o acúmulo de substâncias tóxicas nocivas ao coração e ao sistema nervoso.

O brócolis é rico em ácido fólico, fitoestrógenos, cálcio, magnésio e vitamina C, que auxiliam na regulação da pressão.

A cebola, graças à quercetina, e o alho, que possui alicina, favorecem a circulação sanguínea. A abóbora é fonte de betacaroteno e antioxidantes, que também atuam no controle da pressão arterial.

O que cortar:

Excesso de sal, molho inglês, shoyu, ketchup, caldos de carne e legumes, alimentos industrializados com alto teor de sódio, embutidos, enlatados e bebidas alcoólicas.

Como reduzir o sódio:

A substituição do sal por temperos naturais é uma ótima alternativa para uma melhor qualidade de vida. Além disso, a substituição ajuda a dar um sabor diferente aos pratos.

Entre as opções estão, por exemplo, orégano, hortelã, noz-moscada, alecrim, manjericão e azeite. Também podem ser utilizados salsinha, salsão, cheiro verde, coentro, alho, cebola, cominho e alecrim.

Orégano: com sabor marcante, é ideal para usar em receitas que levam molhos de tomate, vegetais refogados, carne e na pizza.

Hortelã: o sabor combina muito com carnes, especialmente a de cordeiro.

Noz-moscada: sabor lembra pimenta-do-reino com canela, porém, mais suave e aromático. Ideal para servir pratos doces e salgados, como biscoitos, tortas, pudins, bolos, carnes e aves.

Alecrim: utilizado principalmente em receitas italianas, possui aroma forte e sabor apimentado. É indicado como excelente ingrediente para carnes, como cordeiro, frango assado, vitela, porco, carne vermelha e peixes.

Manjericão: muito usado para dar um toque especial às receitas, o manjericão é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate.

Coentro: possui sabor marcante e cítrico. É ideal para temperar ovos, carne e legumes, além de servir para diminuir os efeitos da cebola e do alho.

Sálvia: com superfície rugosa, aroma intenso e sabor picante, é ideal para realçar o sabor das carnes de peixe, aves e porco, além de molhos.

Precisamos acostumar nosso paladar aos temperos saudáveis, como ervas e especiarias. O sal deve ser incluído de forma sutil, dando espaço para as ervas e especiarias proporcionarem sabor ao prato. Uma boa solução é substituir o sal comum pelo sal de ervas em seu saleiro.

Receita Sal de ervas: Fazer o sal de ervas é muito simples. Basta misturar 1 xícara (café) de sal rosa ou grosso + xícara (café) de alecrim + 1 xícara (café) de orégano + 1 xícara (café) de tomilho, triturar tudo em um liquidificador ou processador de alimentos e guardar a mistura em um recipiente de vidro (saleiro ou um pote de vidro) em local fresco e seco. Você pode variar estas ervas e colocar as de sua preferência. Pronto! Você terá menos sal e mais sabor em suas refeições.

 

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia