Alternativas ao açúcar

10/06/15 | Compartilhar:

 

Alternativas ao açúcarEstamos sempre tentando fugir do açúcar, embora seja difícil. Para os diabéticos essa tarefa é ainda mais difícil. Se identificou? Não só as pessoas que têm diabetes, mas todos,  precisam controlar a carga glicêmica da alimentação e não consumir açúcar branco. Controlar a carga glicêmica significa não consumir carboidratos simples isoladamente, pois esses tem a capacidade de chegar muito rápido a nossa corrente sanguínea, causando uma enxurrada de glicose. Não é bom pra ninguém, muito menos para os diabéticos.

Por isso, buscamos alternativas mais saudáveis para você não deixar de sentir a doçura que tanto agrada ao paladar. São opções mais naturais e que não sofrem tantos processos químicos:

 

Mel: produzido a partir do néctar recolhido das flores e processado pelas enzimas digestivas das abelhas,  adoça e contém proteínas, sais minerais e vitaminas, além de propriedades medicinais como a ação antibacteriana.

 

Açúcar mascavo: é extraído da cana-de-açúcar depois do processo de cozimento e antes de refinar. Também tem alto valor nutritivo, com vitaminas, minerais e proteínas.

 

Melado de cana: líquido escuro é extraído da cana-de-açúcar e contém sais minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo, entre outros. Além de alimento, no interior ele é usado para auxiliar na melhora dos quadros de anemia e prisão de ventre.

 

Açúcar de coco: produzido a partir da seiva dos botões das flores de coco.

 

Stevi: é um adoçante natural derivado de plantas da América do Sul, vendido em pó ou líquido. Possui algumas características interessantes: a stevia não provoca picos de insulina após a ingestão, ao contrário do açúcar que conhecemos. Pode adoçar até 300 vezes mais que o do açúcar, por isso, é usado em doses bem menores do que o açúcar ou os adoçantes tradicionais.

Atenção aos rótulos: algumas marcas anunciam seus adoçantes com stevia, mas na verdade eles não são feitos 100% desse adoçante natural e levam uma mistura de adoçantes artificiais.

Outra dica importante: é preciso entender que o gosto, o paladar, é aprendido culturalmente. Ninguém nasce gostando de café adoçado, por exemplo. A gente simplesmente se habitua ao gosto do café com açúcar. É muito importante aprender qual é o gosto natural dos alimentos.

Precisamos reeducar nossa mente, mas também a nossa língua que se acostumou com os sabores doces, superestimulantes dos industrializados e voltar a perceber os sabores dos alimentos reais.

E lembre-se que adoçar é estratégia apenas para realçar o gosto natural dos alimentos, e não para ocultar o verdadeiro paladar. E opte sempre por opções mais saudáveis.

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

 

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia