Quando a temperatura baixa um pouco e bate aquele ventinho frio, quase que de imediato, nosso cérebro manda um comando para a boca pedindo por chocolate quente, uma massa ou um fondue… O problema é que na maioria das vezes esses alimentos são ricos em açúcares, sódio, gorduras saturadas e outros vilões da boa alimentação.
Para que o inverno também seja uma estação saudável, listamos algumas estrelas da natureza que tem o poder de aquecer no frio:
Gengibre
Estudos mostram que o gengibre está ligado ao aumento da termogênese, uma vez que auxilia na inibição de hipotermia induzida por serotonina. A raiz também proporciona benefícios para a saúde porque conta com o gingerol, composto que exerce funções antioxidantes, antifúngicas, anti-inflamatórias e inibe a agregação das plaquetas, evitando o aparecimento de trombos. E ajuda a tratar processos inflamatórios como a obesidade e a gordura localizada. A orientação é consumir cerca de duas fatias pequenas por dia, cru ou refogado em saladas, molhos, acompanhado de legumes, batido com sucos e até chás.
Pimenta
O efeito térmico do alimento se deve ao gasto de energia necessária para a digestão, absorção, metabolismo, excreção e armazenamento dos nutrientes, além do aumento da atividade metabólica e o aumento da produção de calor, pelo tecido adiposo marrom. Um pequena pitada de pimenta vermelha nas principais refeições já apresenta benefícios.
Canela
A especiaria aquece porque aumenta o gasto energético. A especiaria possui ação anti-inflamatória e boas quantidades de cromo, nutriente responsável pela melhora da sensibilidade à insulina e no controle da glicemia sanguínea. Ela pode ser usada em frutas (banana assada), vitaminas e também em pratos quentes, pois seus componentes não são destruídos pelo calor. A orientação é consumir de uma a duas colheres de chá ao dia.
Oleaginosas
Como são ricas em arginina que aumenta a vasodilatação e consequentemente aumenta a circulação sanguínea, dão a sensação de calor. Elas também são fontes de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, evitam o envelhecimento precoce, além de possuírem gorduras poli e monoinsaturadas que ajudam na saúde do coração. A familia é composta por amendoim, nozes, macadâmia e outras castanhas.