Alimentação a cada idade

16/09/14 | Compartilhar:

A alimentação saudável pressupõe ingestão suficiente de nutrientes para que crianças consigam atingir o crescimento e desenvolvimento normais, assim como a prevenção de doenças relacionadas com alimentação. As doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares são responsáveis por altas taxas de morbi-mortalidade no mundo todo.

Para cada idade existe uma orientação e adequação de nutrientes a serem ingeridos.

Até os 6 meses de vida, o leite materno é o alimento mais importante para o bebê – e a Organização Mundial da Saúde recomenda que nessa fase a alimentação seja feita exclusivamente dessa maneira. A partir dos 6 meses começa a alimentação complementar. O leite e seus derivados ainda são importantes, mas a papinha deve apresentar quatro grupos alimentares: do carboidratos (arroz, macarrão, batata, etc), das leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, etc), proteína animal (carne vermelha, branca, etc.) e o grupo das hortaliças, verduras e frutas.

A partir do primeiro ano, além de refeições com todos os grupos alimentares, o que não pode faltar é variedade. Pesquisas mostram que a criança forma seus hábitos alimentares até os 2 anos. Por isso, é importante apresentar os mais diversos alimentos, principalmente legumes, verduras e frutas, para garantir boas refeições no futuro.

Dos 2 aos 3 anos as necessidades alimentares não mudam, mas a criança torna-se mais seletiva. Isso pode assustar os pais, e a tendência é passar a oferecer alimentos mais agradáveis ao apetite infantil. O perigo é ela se habituar à má alimentação e não ingerir todos os nutrientes de que precisa, o ideal é continuar investindo em variedade, sem ceder aos apelos da criança por doces e guloseimas, mesmo que o apetite dela diminua.

A partir da pré-escola começa uma fase de manutenção. A criança já sabe o que gosta, mas também experimenta o que não conhece. Também é uma fase em que o pequeno entrará em contato com outros tipos de comida, seja na escola, na casa de amigos, no restaurante que a família frequenta. É importante ter cuidado com alimentos hipercalóricos, industrializados e fast foods, que podem levar à obesidade. Os escolares que adotarem hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável, terão melhor qualidade de vida na fase adulta.

Na puberdade, a criança passa por um estirão. Há aumento de apetite e muitas vezes ela começa a comer fora de casa sistematicamente. Existe o risco de perder ou modificar o hábito saudável adquirido antes. Ela sofre influência do meio e tem maior independência. É preciso ficar de olho na tendência para engordar e no consumo exagerado de refrigerantes, sucos artificiais e bebidas à base de soja, que podem comprometer a ingestão de cálcio.

Na adolescência, o estilo de vida põe em risco a alimentação. Os hábitos alimentares passam a ser influenciados pelos padrões do grupo de amigos, pelos horários da escola, pela prática de esportes, por festas, modismos, regras sociais, excesso de atividades sedentárias e alterações emocionais da idade. A dieta deve ser orientada pelo estilo de vida. Normalmente o adolescente que possui atividade física regular precisa de uma oferta calórica e proteica maior, em decorrência do crescimento e da restrição a gorduras.

Em período de crescimento as refeições devem ser ricas em nutrientes como cálcio, proteína, ferro e vitaminas A e C, que estão fortemente ligados ao padrão de crescimento, formação de ossos e músculos e garante assim um crescimento saudável.

 

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia