Atualmente a preocupação com a aparência corporal, juntamente com os adeptos ao estilo de vida saudável, vem aumentando o número de praticantes de esportes e atividades físicas. Com isso o uso de suplementos vem sendo expressivo, e realmente eles auxiliam no desempenho e na recuperação, mas existem também alimentos que promovem a performance de atletas tendo resultados potencialmente significados.
Um dos grandes aliados dos atletas é o tradicional café, que contém a cafeína, uma substância que funciona estimulando o sistema nervoso central, com ação ergogênica, ou seja, é capaz de melhorar o desempenho nas atividades físicas esportivas. E no caso da cafeína, alguns estudos mostram a sua ação no retardo da fadiga, aumento da tolerância do exercício e eficiência na contração muscular. Podendo ser mais bem observados em corredores de média e longa distância e também em praticantes de ciclismo. Além disso, a cafeína também pode ser encontrada em alimentos como os chás, chocolate, guaraná, mate e cacau. No entanto, é necessário cautela em sua ingestão, pois doses acima do recomendado podem levar a efeitos colaterais que diminuem a performance.
Após a prática de exercícios intensos, pode ocorrer dor, dano tecidual e estresse oxidativo. Com isso, é importante que haja a recuperação total do tecido. E existe uma fruta em especial, chamada romã, que auxilia nessa recuperação, pois contém fitonutrientes como os elagitaninos, com potencial antioxidante e de auxílio nos processos anti-inflamatórios, que consequentemente aumentam o desempenho dos atletas após o exercício.
Um estudo feito com atletas mostrou resultados eficazes na redução do tempo de fadiga, com a ingestão de romã 30 minutos antes de um exercício de corrida em esteira.
Há também alimentos como a beterraba, que são ricas em nitrato e promovem a melhora do desempenho atlético e da oxigenação na prática da atividade física. Foi comprovado através de um estudo com 10 homens, recebendo 500 ml de suco de beterraba orgânico ao dia, durante 7 dias, a eficácia da beterraba na prática do exercício de endurance, ou seja, atividade aeróbica como o teste de exaustão de bicicleta ergométrica, que concluiu o aumento do tempo de resistência no exercício. Mostrando que os alimentos são fundamentais para um bom desempenho na prática dos exercícios físicos e dos esportes.
Thamyris Ferreira Lima, nutricionista Hortifruti.