Correr traz inúmeros benefícios para a saúde
Nas últimas décadas, a corrida de rua se tornou um esporte popular e faz parte da rotina de pessoas de todas as idades e dos mais variados perfis: dos que buscam apenas saúde e bem-estar, até aqueles que buscam mais performance ou grandes desafios como, por exemplo, correr uma maratona.
Para aqueles que querem começar uma atividade física, os benefícios para a saúde são muitos: aliviar o estresse, melhorar a concentração, circulação do sangue, prevenir obesidade, doenças do coração, entre outros.
A dúvida é: como começar?
O primeiro passo é comprar um bom tênis, que seja confortável e se molde ao seu pé. Depois é hora de montar o seu treino, o ideal é que procure ajuda de um profissional de educação física que pode avaliar o seu condicionamento físico e os seus objetivos. Por fim, monitore o seu treino com um frequencímetro (o monitor cardíaco).
Se o seu desejo é correr em um prova, as planilhas iniciais normalmente se baseiam em treinos para os 5 km. Treinar é muito importante para entender que você pode ter vários ritmos. Já na prova, a velocidade que você conseguir manter no último quilômetro é um indicador inicial de qual deve ser seu ritmo padrão, mas o regule com cuidado para não se machucar.
Se você quiser um novo desafio, o próximo passo é tentar os 10 km, os 21 km, uma maratona, mas é importante lembrar que correr é um processo e o pontapé inicial deve ser dado com segurança e calma, sem a ansiedade de rendimento.
Fique atento também para qualquer tipo de dor que surgir no seu corpo. Descansar é tão importante quanto persistir.
Recomendamos alguns alimentos que auxiliam na prática esportiva, na recuperação muscular e na hidratação para aqueles que estão iniciando a vida na corrida:
Fontes: Livro “Treinamento de Corrida: Guia do Iniciante ao avançado” de Henrique Camargo Martins e http://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2015/03/corre-5-ou-10km-confira-o-programa-alimentar-para-cada-tipo-de-distancia.html