Abóbora: qual escolher?

31/08/16 | Compartilhar:

abóbora

 

Hortaliça que faz parte da família das Curcubataceas, as abóboras são um grupo diversificado em tipos e propriedades.  Elas são ricas em carotenoides, que são os pigmentos que lhe conferem a cor laranja e tem alto poder antioxidante. Além disso, possui boas fontes de vitaminas A, C, E do complexo B, e minerais como o fósforo, o potássio, o cobre e o magnésio, que age na redução da pressão arterial. Esses componentes resultam na proteção cardiovascular, prevenção de alguns tipos de câncer, melhora da visão e saúde dos olhos, proteção celular, aumento do sistema imune e combate ao envelhecimento precoce.

Há uma gama de variedades de abóboras, porém as mais conhecidas são a abóbora moranga ou jerimum, que tem o sabor mais suave, sendo muito utilizada com recheios e refogados. Possui baixa caloria, pois 100g de abóbora cozida tem apenas 29 Kcal. Há também a abóbora japonesa ou cabotiã, que é fonte de betacaroteno, tem maior quantidade de fibras se comparada aos outros tipos, e tem baixo índice glicêmico, ideal para idosos e diabéticos. Entretanto, a ingestão deve ser balanceada, pois fornece bom aporte de carboidratos.

Já a abóbora de pescoço ou menina brasileira, é muito utilizada na produção de pães e principalmente doces e geleias, podendo chegar a 15 kg. A abóbora paulista é semelhante à abóbora de pescoço, mas em tamanho menor, sendo mais utilizada em sopas. E a abóbora italiana ou abobrinha, que é rica em fibras, auxilia na redução do colesterol, também ajuda na manutenção dos níveis de glicose no sangue e auxilia na digestão.

E as sementes? São importantíssimas, pois são ricas em fibras, proteínas, gorduras monoinsaturadas, magnésio, potássio, zinco, fitoesteróis, que reduzem a absorção do colesterol e o triptofano, um aminoácido que ajuda na melhora do humor e do sono.  Os benefícios das abóboras e suas sementes são inúmeros, por isso o seu consumo é importante e recomendado!

 

Thamyris Ferreira Lima, nutricionista Hortifruti.

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia