E se lhe disséssemos que a melancia pode ajudar a evitar as câimbras incômodas que nos atrapalham no momento de praticar esportes? Isso ocorre devido ao seu alto teor de potássio e vitamina B6.
A melancia é uma fruta que goza de boa popularidade entre muitas pessoas, graças ao seu sabor doce e ao fato de ser muito refrescante e por conter uma grande quantidade de água.
De fato, a melancia contém cerca de 90% de água. É por isso que contém diversas propriedades que são muito boas para nosso organismo, mesmo que a maioria delas seja desconhecida. A seguir, falaremos cinco coisas a respeito da melancia que muitas pessoas provavelmente não sabem.
A melancia é uma gruta rica em antioxidantes, principalmente em licopeno. Inclusive, tem mais desse composto do que o tomate cru. Tal composto é um antioxidante muito efetivo, capaz de deter os efeitos dos radicais livres, além de fortalecer o sistema imunológico.
Ainda, o licopeno ajuda na luta contra o dano celular, por isso é sumamente efetivo para evitar certos tipos de câncer. Assim, o melhor a fazer é consumir essa fruta pelo menos três vezes por semana. As sementes também têm ótimas propriedades, assim, é recomendável consumi-las.
Devido ao fato de ser composta essencialmente por água, a melancia é excelente para provocar a sensação de saciedade e, dessa forma, nos ajudar a comer menos. Para isso basta comer um pedaço da fruta antes de comer para que nos sintamos mais satisfeitos com uma menor quantidade de comida.
Dessa maneira, é possível evitar o sobrepeso ou a obesidade. Como sabemos, a melancia tem muita polpa, assim conseguimos aproveitá-la melhor.
Consumir melancia durante a gravidez é muito bom, já que ela contém altos níveis de vitamina C. Além disso, como já se sabe, essa vitamina é perfeita para evitar e combater doenças respiratórias, como a gripe e o resfriado comum.
De fato, algumas pessoas comem melancia com um pouco de limão, o que, sem dúvida, acrescenta as quantidades de vitamina C que o corpo recebe. Lembre-se que também é possível preparar água com melancia.
A melancia é de grande ajuda para todas as pessoas que praticam algum tipo de esporte. O fato de conter uma boa quantidade de potássio e vitamina B6 essa fruta torna-se excelente para evitar as tão dolorosas câimbras que afetam os músculos enquanto fazemos alguma atividade física.
Esses componentes ajudam o organismo a absorver as proteínas da melhor maneira, evitando as câimbras. Nesse sentido, o melhor é comer um pouco da fruta alguns minutos antes de praticar exercícios. Também é possível consumi-la depois da prática de algum esporte, graças ao fato de que é uma fruta muito refrescante devido ao seu teor de água.
Alguns estudos recentes realizados nos Estados Unidos demonstraram que a melancia é boa para o coração, pois consumi-la diariamente mantém a pressão ou tensão sanguínea nos níveis ideais, prevenindo doenças cardíacas e vasculares. Não obstante, um dos problemas a respeito é que os interessados devem consumir uma melancia e meia por dia para obter os mesmos resultados em todos os momentos. Para quem conseguir, fica a dica.
Convencido dos benefícios da melancia, que tal aprender a cortá-la de maneiras diferentes?
Esta é a maneira mais usada. Corte a melancia ao meio. Depois corte cada metade novamente ao meio e cada quarto mais uma vez ao meio, até ficar com fatias com cerca de quatro dedos de largura, quase como se fossem fatias de melão. Vire cada uma destas fatias com a casca para baixo e passe a faca na horizontal para separar a casca da fruta.
Siga os mesmos passos do ponto anterior até ficar com as tais fatias com quatro dedos de largura. Agora faça vários golpes na vertical, sem cortar a casca. Faça dois cortes na horizontal – um ligeiramente acima do meio e o outro ligeiramente abaixo. Faça estes golpes dos dois lados da melancia. Finalmente, passe a faca uma última vez na horizontal, junto à casca, de forma a separar a casca da fruta. Vai ficar com pequenos cubos prontos a servir.
Corte a melancia ao meio. Vire cada metade com a casca para cima. Corte em rodelas verticais, sem as retirar do sítio. Depois corte em rodelas horizontais, criando uma esquadria. Já está. É só levar para a mesa e ir puxando cada palito.
Corte a melancia ao meio e vire cada metade com a casca para cima, tal como fez no ponto anterior. Agora descasque a melancia, passando a faca junto à casca. Alise para tentar manter o topo redondo. Corte a meia melancia descascada em fatias para criar uma esquadria. Primeiro rodelas verticais, depois horizontais. Assim que a esquadria estiver feita, Coloque uma taça redonda, mais ou menos com o mesmo tamanho da meia melancia, por cima. E vire ao contrário, de forma a ficar com a taça pousada sobre a mesa. Espete um palito em cada paralelepípedo e sirva assim.
Corte novamente a melancia ao meio e vire-a com a casca para cima. Marque cada metade em três, passando com uma faca à direita e à esquerda, mas sem cortar mesmo. Espete oito palitos compridos em cada um dos terços de melancia marcada. Agora corte a melancia em três, nas linhas que marcou com a faca. Pegue em cada terço de melancia e corte entre cada palito. E sirva assim: