As crianças devem iniciar a alimentação complementar junto ao leite materno a partir dos 6 meses. No início os pequenos têm algumas restrições e pouco volume, até que tenha 2 anos e possam participar da alimentação familiar por completo. Frutas, legumes e verduras são essenciais para a formação de bons hábitos alimentares na infância, principalmente estes:
Banana:
A banana é uma fruta que fornece energia, é fonte de vitaminas do complexo B que auxilia na proteção celular e produção hormonal. Além de minerais como o potássio e magnésio que ajudam na contração muscular, evitando as cãibras. Para as crianças maiores pode ser acompanhada de mel, aveia ou granola.
Manga:
A manga é uma ótima opção para os pequenos. O seu sabor adocicado tem maior aceitação entre os pimpolhos. A fruta tem como principais fontes as vitaminas A e C, que previnem doenças oculares e aumentam a imunidade. O tipo Palmer é o mais indicado para saladas de frutas e sucos, por ter menos “fiapos” e sabor doce.
Laranja:
Fruta rica em vitamina C, a laranja é um potente antioxidante e fortalecedor imunológico que contribui para a saúde dos pequenos, pois as crianças são mais suscetíveis a gripes, resfriados e alergias. A laranja lima é o tipo com sabor mais suave e doce, sendo número 1 em aceitação.
Beterraba:
A beterraba é um alimento muito nutritivo fonte das vitaminas do Complexo B, A, C e E. E minerais como, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e ferro. Entre os benefícios estão: prevenção de anemia, manutenção da saúde dos olhos, fortalecimento do sistema imune e proteção do sistema nervoso. Para a criançada, a beterraba pode ser apresentada através de sucos, suflê, torta e panquecas.
Brócolis:
O brócolis é um grande aliado no quesito alimentação infantil. O vegetal que parece uma mini árvore pode ajudar no fortalecimento dos ossos e dentes dos pequenos, além de ter propriedades anti-inflamatórias e ser fonte de potássio, magnésio e fósforo. Para uma melhor aceitação, ele pode ser preparado como creme, sopa, torta e ser adicionado no arroz.