Comemoramos no dia 16 de outubro o Dia Mundial do Pão, um dos alimentos mais antigos do mundo, presente em praticamente todas as mesas. Com a evolução das receitas, porém, a cada dia surge um tipo diferente do pão e na prateleira do supermercado estão dezenas de opções light, integral, com grãos, com iogurte, entre outros. Para saber qual é o pão ideal para você, selecionamos algumas dicas para saber qual o tipo de pão o seu organismo precisa e adequar ele a sua dieta.
Opão light é um dos mais procurados atualmente, talvez pela associação da nomenclatura com o emagrecimento. É importante observar, porém, que para ser considerado “light”, a exigência é que o produto tenha redução de 25% em pelo menos um dos ingredientes encontrados na fórmula original, não especificamente em calorias. Isso significa que você não vai necessariamente emagrecer se trocar o pão tradicional pelo pão light, caso ele seja reduzido de sódio,ele poderá ajudar a controlar sua pressão, escolhendo um pão com redução de gordura, ele ajuda a controlar o colesterol e o reduzido de calorias poderá auxiliar no emagrecimento.
O pão integral, por sua vez, é aquele produzido com a farinha integral, na qual os grãos de trigo são triturados inteiros, diferente da refinada, que exclui a casca e o gérmen. Esses dois componentes oferecem vitaminas do complexo B, sais minerais, fibras, proteínas e gordura e, por isso, o pão integral nos deixa satisfeitos por mais tempo, o que pode favorecer o emagrecimento. Também é importante ressaltar que a quantidade de fibras no pão integral é superior, o que facilita a digestão e o funcionamento do intestino, mas que este tipo de pão, por ser mais completo, não é necessariamente menos calórico.
Por fim, temos o pão de grãos. Vale a atenção na embalagem que sempre destacao número de grãos que compõe esse pão, que vai desde 7 até 15, mas o que é importante destacar é que não importa o número, mas a qualidade e as características de cada grão. A linhaça, por exemplo, auxilia no sistema digestivo, deixa a pele mais bonita, tem componentes antioxidantes e anticancerígenos, é um poderoso desintoxicante e tem ômega 3, que limpa as artérias. A aveia, por sua vez, reforça o sistema imunológico, combate infecções, melhora o funcionamento do intestino, controla o açúcar no sangue e a pressão arterial e melhora a concentração, enquanto a quinoa ajuda a recuperar e manter os músculos e acelerar o metabolismo.
Vale a atenção aos pães industrializados, observar os rótulos e a lista de ingredientes.Quando em sua composição conter aditivos químicos, acaba prejudicando a saúde. Prefira fazer o próprio pão em casa, usando farinhas como a de arroz, amaranto, linhaça, chia, quinoa, amêndoas, berinjela, mandioca ou polvilho. Estas são ótimas substituições para a farinha de trigo, além de muito saudáveis, ajudam no processo de emagrecimento.
Selecionamos uma receitinha saudável e deliciosas para substituir o pão francês ou o pão integral, composto de nutrientes e vitaminas da batata baroa.
Pãozinho de batata baroa
5 mandioquinhas (batatasbaroa) = 364g
3 e 1/2 xícarasde chá de água fervente (700 ml)
1 e 1/4 xícara de chá de polvilho doce (132 g)
1/2 xícara de chá de polvilho azedo (70 g)
1 colher de chá rasa de sal marinho (6 g)
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Modo de preparo:
Rendimento: 10 porções.
Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.