11 de outubro: Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

09/10/15 | Compartilhar:

O dia 11 de outubro é oficialmente o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Se por um lado as ações para prevenção e tratamento da doença mostram avanços, por outro, os números ainda são alarmantes: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,6 bilhão de adultos no mundo está com excesso de peso e ao menos 400 milhões desses são obesos.

A obesidade é considerada uma doença crônica, não transmissível e inflamatória, caracterizada não só pelo excesso de gordura no organismo, mas pela desproporção da distribuição de gordura. O excesso de gordura intra-abdominal ou visceral é considerado um fator de risco maior que o excesso de peso total.

De causa multifatorial, envolve questões biológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais. A genética contribui com menos de 10% dos casos e outros fatores de obesidade, como comportamento alimentar, sedentarismo e prática da atividade física, possuem maior influência sobre o excesso de gordura corporal. Algumas doenças endócrinas, como hipotireoidismo e problemas no hipotálamo, representam menos de 1% dos casos de excesso de peso.

E como podemos combater essa epidemia mundial?

  • Reduzindo as calorias ingeridas

O corpo, para emagrecer com eficiência, deve ter um aporte calórico diário menor. Quando a pessoa ingere mais calorias do que gastou por dia, o excesso de calorias é transformado em gordura. O inverso também é verdadeiro, se a pessoa gastou mais calorias do que ingeriu, a gordura será metabolizada. Ter um saldo energético negativo diário pode parecer insignificante, mas somando-se em um mês, um ano, é observado uma perda eficiente de massa gorda. Essa redução de calorias deve ser feita de uma forma sustentável e orientada pelo profissional nutricionista. A redução – e não a eliminação – dos alimentos nocivos deve ser encorajada com refeições em momentos estratégicos, substituição de carboidratos por proteínas ou saladas, hidratação oral abundante e aumento de fibras, o que aumenta saciedade.

  • Praticando exercícios físicos

Deve-se fazer um programa de atividade física aliada a uma dieta. O profissional deeducação física deverá fazer um programa que alie exercício aeróbico com trabalho de musculação. Programas que conjuguem esses dois tipos de exercícios têm um resultado mais eficaz. A musculação é excelente, pois, com o crescimento muscular, aumenta também o gasto calórico diário. Além disso, a taxa metabólica basal individual é aumentada, fazendo com que o gasto calórico em repouso cresça, consequentemente metabolizando a gordura individual. Lembre-se que devem ser respeitados os limites de cada paciente, por exemplo, pacientes com dores articulares se beneficiam mais de atividades na água ou sem impacto.

  • Reorganização de comportamento

O terceiro passo é aceitar as mudanças e se prevenir de recorrências. Primeiro, não desanime, é normal algum ganho de peso na troca de gordura por massa muscular decorrente da atividade física. Evite situações em que o abuso de comida é provável. Evite álcool. Tente identificar os gatilhos emocionais que levam ao abuso de comida e, quando possível, evite-os ou entenda o efeito que eles têm sobre você. Isso vai permitir identificar o que é fome e o que é substituição de outra necessidade. Identifique e documente seu progresso. Buscar o equilíbrio da mente, do corpo e do espírito são pontos relevantes para se garantir uma boa saúde. Ter disciplina e criar o hábito da prática de exercícios, além de respeitar os limites do corpo, também ajuda a desenvolver de maneira mais satisfatória a vida e garante que muitas doenças fiquem longe de problemas de saúde.

A obesidade pode ser diagnosticada através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O que é e como calcular?

O IMC, que significa Índice de Massa Corpórea, relaciona o peso corporal com os riscos para a saúde. É uma medida simples do peso em relação à altura, habitualmente utilizada para calcular o excesso de peso ou a obesidade dos adultos. Porém, é importante lembrar que o IMC é apenas um dos indicadores para a obesidade. Logo, outros fatores também devem ser analisados, como por exemplo: hábitos alimentares, tipo de atividade física, colesterol, tabagismo, etc.

Para calcular o seu IMC, divida seu peso atual pela sua altura ao quadrado. Por exemplo, se você pesa 60 kg e mede 1,70 m de altura, divida 60 por (1,70 x 1,70).

O resultado do IMC não é válido para atletas com musculatura desenvolvida e praticantes de esportes como halterofilismo, ciclismo, triatlo ou algumas modalidades de atletismo. A massa muscular desses atletas representa grande parte de seu peso.

Se você tem mais de dezoito anos, pode interpretar o resultado na tabela abaixo:

IMC(kg/m2) classificação
Menor que 18,5 Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 Peso normal (ideal)
Entre 25 e 29,9 Obesidade leve
Entre 30 e 39,9 Obesidade moderada
Maior que 40 Obesidade severa

Fonte: WHO Expert Commitee, 1995

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

 

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia